Empresas de Santa Maria podem virar franqueadoras - Diário de Santa Maria

Economia17/07/2017 | 08h57Atualizada em 17/07/2017 | 08h58

Empresas de Santa Maria podem virar franqueadoras

Duas empresas já estão na fase de formatação de franquias e outras sete analisam o potencial de franqueabilidade

A lista de lojas franqueadas que existem em Santa Maria é longa, incluindo nomes de redes nacionais como Boticário, Tevah e Cacau Show. Mas e as empresas santa-marienses não podem fazer o processo inverso e se tornar franqueadoras, abrindo franquias por todo o país? Podem sim, e já estão caminhando nessa direção. O Sebrae RS está dando consultoria a duas empresas que já estão na fase de formatação de franquias e analisando o potencial de franqueabilidade de outras sete empresas locais: Cia das Diaristas, Davant Odontologia e Implantes, Elevare Assessoria Contábil, Porto Sushi, Redomus, Secutisystem e Tarbush. Isso mostra que a cidade tem empresas com modelos de negócio com boas chances de serem replicados em outras cidades. 

Trigo pode ser afetado pelo clima atípico

As duas empresas em processo mais avançado são o restaurante Espetiño e a Químea Soluções Ambientais. Esta última, na verdade, está participando da capacitação do Sebrae para se aprimorar enquanto já abre franquias pelo Estado. A primeira foi aberta em Rio Grande, em 2016, e este ano, as franquias já foram inauguradas em Canoas, Santa Rosa, Lajeado e Horizontina. A ideia de criar franquias partiu de alunos dos cursos que a Químea dá pelo Estado. A vasta experiência e o conhecimento da Químea para projetos de licenciamento ambiental, gerenciamento de resíduos e tratamento de efluentes são compartilhados com os franqueados de outras cidades, que entram em contato sempre que precisam de consultoria especializada. A meta é chegar até o final do ano com 10 franquias no Estado e, no futuro, crescer para o resto do Brasil.

Emendas para a prefeitura em 2017 somam quase R$ 5 milhões

– É uma estratégia interessante para crescer. A gente percebeu como a empresa tem uma marca forte no setor. É uma franquia inovadora, pois não há nenhuma igual à Químea hoje – diz o diretor da empresa, Marçal Paim da Rocha.

Santa Maria voltará a ter bar com boliche a partir de setembro

Delivery Much já tem 120 franquias
Outra empresa daqui que está fazendo sucesso no Brasil todo é a Delivery Much, focada em aplicativo para pedir comida pela internet. Ela já tem 120 franquias em 20 Estados e pretende chegar a 200 este ano.

191 vagas de trabalho para o novo shopping em Santa Maria

– Quanto mais inovadores os negócios, mais facilidade de conquistar novos empreendedores. Foi o que percebemos na nossa primeira participação na feira da Associação Brasileira de Franchising como expositores, neste ano – diz Rodrigo Farina Mello, diretor de Operações da Delivery, que ficou faceiro por ter encontrado o fundador da China in Box nessa feira e descobrir que ele já conhecia o trabalho da Delivery.

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: entre saltos e rodopios, patinadores encantam a plateia https://t.co/h4TUokBhl5 https://t.co/IQy0pT1n3Whá 48 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCorpo de funcionário de universidade é encontrado em Santiago https://t.co/PkdN7kyyHK https://t.co/8kfjRZ9Qknhá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros