O que você sabe sobre inteligência financeira? - Diário de Santa Maria

Coluna Finanças pessoais04/05/2017 | 16h34Atualizada em 04/05/2017 | 16h34

O que você sabe sobre inteligência financeira?

Colunista desenvolve o conceito e traz alguns exemplos

Investidor: você sabe qual o seu perfil? Arte DSM/

A literatura especializada aponta que o ser humano é capaz de ter vários tipos diferentes de inteligência segundo Gardner, psicólogo de Harvard  que na década de 80 iniciou estudos sobre inteligência e escreveu o bestseler Inteligências Múltiplas.

Na década de 90, os estudos avançaram revelando que o ser humano é capaz de desenvolver multiplicas tarefas e ações, dado as suas competências. Temos então, a inteligência musical, artística, emocional, cenestésica, logica-matemática e a financeira. Essa última, é uma novidade. Ou seja: podemos desenvolver a inteligência financeira.

 "A inteligência financeira está diretamente ligada ao seu comportamento e emoções frente a utilização correta do dinheiro que entra e sai de sua vida, à sua autodisciplina, que pode ser desenvolvida em qualquer pessoa, com os seus valores pessoais, com dinheiro, emoções em cada gasto, despesa e receita."

Vamos a um exemplo: na edição de 22 de abril do Jornal Hoje, da Rede Globo, foi mostrada uma matéria sobre o município de Costa Rica, interior de Mato Grosso, onde foram desenvolvidas várias mudanças na administração pública. E as mudanças mais significativas foram:

1) Organização colegiada da relação receita/custo do município;
2) A implementação da educação financeira nas escolas da cidade

Os munícipes se organizaram para buscar uma solução do problema financeiro. Procuraram desenvolver e aproveitar da melhor maneira possível as múltiplas inteligências (competências) existentes na cidade. No entanto, nesse breve exemplo, o que se verificou foi a importância dos conhecimentos sobre a educação financeira, isto é, o desenvolvimento da inteligência financeira entre os agentes envolvidos.  

Outro exemplo extremamente real de nossa economia foi publicado na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, que concluiu que a cada 100 brasileiros adultos 34 possuem empresa. Mas por falta de gestão e planejamento as empresas acabam fechando as portas. E o motivo principal: falta de controle e conhecimento sobre as finanças das empresas. Esses dados são do Sebrae.

Portanto, tanto para empreendedores e para as famílias brasileiras, é preciso um aprendizado sobre a inteligência financeira. O domínio dessa técnica é essencial para se atingir os seus objetivos, e isso deve ser feito diariamente e continuamente. Em suma, a familiaridade deste conceito deve ser compreendida por todos (as).

 


 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCuidados na hora de aproveitar as promoções da Black Friday https://t.co/AnANTD9xIU https://t.co/KhNVUm62zvhá 4 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMTerceira fase de saques do PIS/Pasep é antecipada https://t.co/7SU9H3c7aS https://t.co/wXvOqVecxQhá 5 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros