A Internet das Coisas vai mudar sua rotina. E logo! - Diário de Santa Maria

Coluna Tecnologia02/05/2017 | 13h31Atualizada em 02/05/2017 | 14h32

A Internet das Coisas vai mudar sua rotina. E logo!

Colunista mostra como a tecnologia está presente em nosso dia a dia conectando equipamentos como TV, geladeiras, carros, cafeteiras


Dia desses estava conversando com alguns colegas sobre tecnologias do futuro e como o mundo em que vivemos está mudando. Dentre as tecnologias, a Internet das Coisas acredito que é uma delas. Mas espera, você sabe o que é Internet das Coisas?

Foto: Pixabay / Reprodução

O conceito da Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things) é muito simples. A sacada é conectar tudo que é dispositivo eletrônico utilizado no nosso dia-a-dia (como carros, geladeiras, TVs, máquina de lavar roupa, computadores, telefones, etc).

Assim, imagine você entrando em casa e sua porta abrindo sozinha porque reconheceu você. O ar-condicionado liga-se na temperatura que você gosta. A cafeteira começa a preparar o café, e as cortinas abrem. Parece muito futurista?

Muitas casas já possuem esse tipo de automação, com controles realizados pelo seu próprio celular, onde você pode controlar iluminação, aberturas de portas, janelas, ligar/desligar aparelhos eletrônicos, motor da piscina, irrigação do jardim e por aí vai.

Outras aplicações da IoT está na logística. Pode-se rastrear os dispositivos instalados nos caminhões de entregas e saber, em tempo real, onde estão as cargas e ainda saber as condições do veículo, desde a velocidade até a temperatura do óleo do motor. Para isso, é utilizado a tecnologia M2M (Machine to Machine), que são chips iguais de um celular que transmitem todos esses dados para os computadores.

A área médica é uma grande aposta para a IoT. Empresas como a Siemens estão investindo muito em tecnologias para conectar equipamentos, médicos e processos nos hospitais, para gerenciar desde o acesso até os equipamentos de uma sala de cirurgia.

Assim, já surge um novo conceito, a Internet de todas as coisas, ou IoE (Internet of Everything), que une tudo isso. Não só equipamentos conectados, mas conectando coisas e pessoas.

É caro leitor, prepare-se. Os próximos anos serão de intensa mudança no mundo tecnológico, onde tudo está caminhando para a automatização e a conectividade, buscando tornar o mundo em que vivemos mais confortável, mais ágil e mais prático.

Abraço e sucesso!

@CristianoSilver


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Wolmar Heringer será o próximo presidente do Riograndense: https://t.co/NKUmolP7Lh https://t.co/KdclB8GTw2há 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMotociclista morre ao ultrapassar em local proibido da BR-290 https://t.co/zfVfaEyH5K #rosáriodosul https://t.co/xYKzb97Xdyhá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros