8 dicas para estudantes sobre como economizar e manter as contas equilibradas - Diário de Santa Maria

Coluna Finanças Pessoais06/04/2017 | 14h45Atualizada em 06/04/2017 | 14h45

8 dicas para estudantes sobre como economizar e manter as contas equilibradas

Economista escreve uma coluna direcionada aos bixos que estão chegando em Santa Maria


Investidor: você sabe qual o seu perfil? Arte DSM/

O começo do ano representa sempre um grande desafio para estudantes e suas famílias. Principalmente para aqueles que vêm de outras cidades para morar e estudar em Santa Maria. 

Ainda muito jovem, o estudante precisa assumir o leme das finanças pessoais e da casa. Para ajudar nessa tarefa, indico alguns cuidados importantes. Mas, antes disso, vamos entender o que significa o conceito "inteligência financeira":

¿É o saber utilizar o dinheiro de maneira equilibrada. É atender às demandas (desejos) ... e, para isso, você precisa organizar suas despesas e receitas e fazer o seu dinheiro trabalhar para você¿.

Ficou claro o conceito? Então, vamos às dicas:

Foto: pixabay / pixabay

1) Você precisa alugar ou comprar um imóvel para morar. A sugestão seria dar preferencia para o aluguel porque sua estada na cidade pode ser passageira. Procure um imóvel perto da sua faculdade ou do local de estudo. Assim, você vai ter um gasto a menos, ou seja, o transporte;

2) Outra sugestão é tentar a moradia compartilhada. Dividir o imóvel com mais colegas significa dividir os custos de água, luz, internet e alimentação e demais despesas comuns;

4) Caso você tenha que se deslocar com o seu veiculo próprio, tente o formato compartilhado. Organize caronas com os seus colegas:

5) Tente priorizar o transporte coletivo, além de ser mais barato para o estudante, ajuda a organizar o transito em nossa cidade;

6) Cuide da sua alimentação: comer em restaurantes por quilo pode ser uma ótima. Assim, você só paga o que realmente come;

7) Utilize as bibliotecas das faculdades, assim você diminui gastos com cópias, livros e outros materiais;

8) Por fim, faça um acompanhamento de suas despesas em relação a sua receita (mesada, ajuda dos pais ou renda própria). Liste tudo, registre e planeje a sua vida financeira. Seja em um caderno, agenda, computador ou aplicativo.

Essas são apenas algumas sugestões de como você pode se organizar e praticar a sua "competência financeira". Lembrando que as dicas também valem para as famílias.

Aprenda a desenvolver sua competência financeira, não custa lembrar que a tarefa deve ser continua e planejada. Caso precise, procure orientação de um especialista!

Bons estudos e um bom planejamento financeiro! 


 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrefeitura quer cobrar ISSQN de mais serviços https://t.co/LjixRKUUzG https://t.co/tuB0prSIrAhá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMJovem morre em acidente na BR-158 https://t.co/fVLIoC8QIO https://t.co/E0nu35zEqShá 6 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros