Tupanciretã deve colher 511 toneladas de soja - Diário de Santa Maria

Tupaciretã25/03/2017 | 09h19Atualizada em 25/03/2017 | 09h19

Tupanciretã deve colher 511 toneladas de soja

O grão tem área plantada de 5,5 milhões hectares no Rio Grande do Sul e um valor bruto de produção estimado em R$ 18,1 bilhões.

Tupanciretã deve colher 511 toneladas de soja Gabriel Haesbaert/NewCo DSM
Foto: Gabriel Haesbaert / NewCo DSM
José Mauro Batista

jose.batista@diariosm.com.br

Ao participar da abertura da 10ª Colheita da Soja, na manhã de sexta-feira, em Tupanciretã, o governador José Ivo Sartori  (PMDB) defendeu a desburocratização do Estado para facilitar a vida dos produtores rurais. A solenidade ocorreu na Agropecuária Richter, no interior do município, e reuniu dezenas de produtores, além de cinco prefeitos e outras autoridades.

– É preciso melhorar licenciamentos e programas que cuidem do solo e da água – disse Sartori, ao comemorar a expectativa de safra recorde com previsão de colheita de 16,8 milhões de toneladas do grão.

O governador disse também que o Rio Grande do Sul precisa ¿industrializar mais do que exportar¿ sua produção de grãos.

Por que a batata não é mais a aposta dos agricultores em Silveira Martins

– A soja é a locomotiva das exportações. O agronegócio mostra a superação das dificuldades. E é, de certa forma, o Rio Grande que dá certo – afirmou Sartori.

Tupanciretã deverá colher 511 mil toneladas, segundo a Emater. No entanto, os números poderão ser ainda melhores, com a possibilidade de colheita de 64 a 70 sacas do grão por hectare. Essa foi a produtividade constatada nos primeiros 300 hectares de uma área de 146,5 mil hectares cultivados nesta safra. A soja tem área plantada de 5,5 milhões hectares no Estado e um valor bruto de produção estimado em R$ 18,1 bilhões.

Defesa das medidas

Sartori também aproveitou a solenidade para defender as mudanças que vem implementando e para alfinetar a oposição:

Como vai ser o outono e as consequências para a agricultura

– Tudo é como a semente da soja, que dá resultado. Se não plantarmos a semente da maneira correta, a sociedade será penalizada. E ela não quer mais ser penalizada. Sei que foram remédios amargos, mas sem tratamento não se cura ninguém.

Em outro recado aos opositores, ele criticou a postura que leva a sociedade a generalizar questões isoladas, a exemplo do escândalo envolvendo a carne.

Maior produtor de soja do Estado, Tupanciretã se divide entre a euforia de uma das melhores safras da história gaúcha e as dificuldades enfrentadas pelos produtores, como a queda no preço da saca da oleaginosa e o estado precário da principal via de escoamento da safra.

Evento em Pinhal Grande incentiva jovens a permanecerem no campo

– Vamos armazenar para tentar conseguir um preço melhor –  conta o  produtor rural Elson Richter,  45 anos, filho de Emerci Richter, um dos mais antigos produtores de soja do Rio Grande do Sul e fundador da Agropecuária Richter.

Não há verba para estrada que escoa produção do município

Há 59 anos, produtores aguardam melhorias no trecho de 45 quilômetros da RS-392, que liga Tupanciretã a Joia. Apesar de ser a estrada pela qual os grãos produzidos em Tupã partem para o país e o mundo, a via não deverá ser asfaltada tão cedo.

– Essa estrada é prioritária, mas não tem previsão orçamentária. Não vamos fazer como os outros governos, que prometeram e não fizeram – disse o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen.

Já Sartori frisou que ¿o Estado está fazendo o que dá para fazer¿. Ele apontou esforços que o governo vem fazendo para melhorar estradas e disse que pretende copiar o modelo de concessão de rodovias do governo de São Paulo.

– Somos grandes produtores de grãos, mas infelizmente um pequeno reduto de votos – desabafou o prefeito de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum de Souza (PP), o Guga.

Segundo ele, 2.184 veículos trafegam todos os dias pelo trecho da RS-392. Em época de safra, esse número aumenta com o fluxo de caminhões.

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: entre saltos e rodopios, patinadores encantam a plateia https://t.co/h4TUokBhl5 https://t.co/IQy0pT1n3Whá 48 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCorpo de funcionário de universidade é encontrado em Santiago https://t.co/PkdN7kyyHK https://t.co/8kfjRZ9Qknhá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros