Frigorífico de São Gabriel faz primeira exportação para os EUA - Diário de Santa Maria

Agronegócio06/03/2017 | 11h45Atualizada em 06/03/2017 | 11h45

Frigorífico de São Gabriel faz primeira exportação para os EUA

Vendas podem fazer aumentar o preço paga aos pecuaristas e abrir os mercados de outros países

Frigorífico de São Gabriel faz primeira exportação para os EUA Fernando Ramos/Agencia RBS
Foto: Fernando Ramos / Agencia RBS

Os pecuaristas de São Gabriel estão festejando a estreia dos embarques de carne bovina in natura para os Estados Unidos. Na última quinta-feira, dois contêineres com 52 toneladas de carne beneficiada no Frigoríco Marfrig, na cidade, foram despachados para os EUA. 

Defrec realiza maior apreensão de ecstasy da Região Central

Isso foi possível graças às negociações que foram iniciadas em setembro do ano passado entre o ministro da Agricultura Blairo Maggi e a secretária de Comércio dos Estados Unidos, Penny Pritzler, o que resultou na liberação de frigoríficos brasileiros para exportar carne aos EUA. 

Conseguir exportar para um mercado tão rigoroso quanto o norte-americano pode abrir as portas do Marfrig de São Gabriel para negócios outros países, como os europeus, além de México e Japão.

Abigeato gera prejuízo médio mensal de R$ 10,5 mil a cada produtor da região

Não é só uma questão simbólica. O início das exportações de carne aos norte-americanos representa uma chance de aumentar os preços pagos aos pecuaristas de São Gabriel e região.

– Eu que sempre atuei em favor da bovinocultura, como diretor industrial da antiga Cooperativa Rural Gabrielense, e anos mais tarde como presidente da Cooperativa Rio Vacacaí (Cooriva), fundamental para a existência do Marfrig hoje em São Gabriel, fico profundamente feliz com essa notícia, que vai proporcionar melhoria da remuneração do produtor, e onde há mais renda, há mais progresso – afirmou Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural da cidade e vice-presidente da Farsul.

A partir de agora, as exportações seguirão.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMExposição traz maquetes de locais históricos de Santa Maria https://t.co/mbDhlFZfef https://t.co/o6AaLbuG0ihá 11 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMServiço gratuito ajuda pacientes com problemas de locomoção https://t.co/q6uvBdRI1B https://t.co/stffbTrWpMhá 11 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros