Redução no número de passageiros e aumento das gratuidades pode impactar na tarifa de ônibus - Diário de Santa Maria

Santa Maria14/02/2017 | 10h02Atualizada em 14/02/2017 | 10h02

Redução no número de passageiros e aumento das gratuidades pode impactar na tarifa de ônibus

Em reunião do Conselho de Transportes de Santa Maria, foi apresentado balanço de 2016

Redução no número de passageiros e aumento das gratuidades pode impactar na tarifa de ônibus Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Na primeira reunião do Conselho de Transportes, ontem, foi apresentado um balanço do sistema de transporte coletivo. Um dos dados novos é que aumentou em 19% o total de passageiros que andaram de graça nos ônibus em 2016, na comparação com 2015. A maior parte deles é de idosos, cujo número subiu de 4,4 milhões de viagens em 2015 para 5,28 milhões no ano passado – isso sem contar os números de idosos que ainda não se cadastraram e não passam na roleta.

Em função da crise na economia, caiu em -5,53% o total de passageiros que pagaram passagem integral em 2016 (foi uma queda de -4,25% nos pagamentos em dinheiro e de -7,49% nos passageiros que usam o vale-transporte). Como a passagem integrada teve leve aumento de usuários, a grande parte dessa queda foi mesmo de gente que perdeu o emprego e deixou de usar o vale-transporte. 

Já o número de estudantes transportados, que pagam meia, caiu -7,92% em 2016

Trânsito na RSC-287 deve ser liberado até sexta

Como houve queda do número de pagamentos e aumento das gratuidades, a redução do total de passageiros foi de -2,46% no ano passado.

Pelo levantamento, só 36% dos usuários de ônibus pagam a tarifa cheia, já que os outros 64% ou andam de graça, ou pagam meia-tarifa ou têm vale-transporte (que é 94% pago pelos patrões).

Roubo de veículos quase dobra em Santa Maria

Esses dados serão usados pelas empresas para justificar o pedido de reajuste da tarifa, que pode ser votado em março, pois a queda do número de pagantes afeta no preço da passagem. Resta saber qual será a posição do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que terá pela primeira vez que decidir sobre o aumento ou não da tarifa.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Wolmar Heringer será o próximo presidente do Riograndense: https://t.co/NKUmolP7Lh https://t.co/KdclB8GTw2há 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMotociclista morre ao ultrapassar em local proibido da BR-290 https://t.co/zfVfaEyH5K #rosáriodosul https://t.co/xYKzb97Xdyhá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros