Por que a arrecadação do ICMS cresceu em 2016 em Santa Maria  - Diário de Santa Maria

Economia01/02/2017 | 10h30Atualizada em 01/02/2017 | 10h30

Por que a arrecadação do ICMS cresceu em 2016 em Santa Maria 

Mesmo diante da crise, em valores nominais, alta foi de 7,4%. Saiba os principais motivos dessa reação na arrecadação

Por que a arrecadação do ICMS cresceu em 2016 em Santa Maria  Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Depois de registrar uma queda real de -20,1% em 2015, a arrecadação do ICMS reagiu em 2016 e fechou o ano no positivo em Santa Maria, com aumento nominal de 7,4% e alta real (levando em conta a inflação) de 0,2% – a média do Estado foi de alta real de 1,5%. (veja abaixo o quadro com a evolução desde 2013).

Concursos oferecem salários de até R$ R$ 7 mil

Vários fatores podem ter contribuído para esse resultado, como o aumento da alíquota do ICMS de 17% para 18% (alta de 5,8%), além de aumento das cobranças de dívidas, afirma a delegada adjunta da Receita Estadual, Ivanice Zanini Schultes. 

Não é possível saber qual foi exato o impacto do aumento das alíquotas na alta da arrecadação. Porém, parte disso se deve ao fato de que a economia de Santa Maria sofreu mais o baque da crise em 2015, mas conseguiu sobreviver a 2016, apesar das dificuldades. O consumo pode até ter caído um pouco no ano passado na cidade, mas nem se comparado à queda de 2015. 

Adolescente fica ferido, e parte de cabeceira de ponte é rompida em Santa Maria

Nesse ponto, vale lembrar a avaliação dos técnicos da Receita Estadual, de que Santa Maria sofre mesmo bem menos os efeitos da crise do que cidades industrializadas, como Canoas e Caxias. 

Como a cidade tem uma economia baseada muito no comércio, nos serviços e no setor público, Santa Maria possui uma renda mais estável, fazendo com que o consumo e a economia não cresçam tanto nos anos bons, mas também não despenquem nas épocas de crise.

Essa alta de arrecadação em 2016 é um bom sinal para que em 2017 a economia da cidade consiga, ao menos, uma leve retomada no crescimento.

Foto: Arte Paulo Chagas / Diário de Santa Maria
 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAsena filia 21 atletas à Confederação Brasileira de Canoagem https://t.co/k4IIAPC9s2 https://t.co/EVtMbfCYQuhá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM81 vagas de empregos e estágios para quinta-feira https://t.co/4pR91snJ2S https://t.co/nQznnii1ZOhá 7 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros