Indicação de Moraes para ministro do STF gera críticas da oposição - Diário de Santa Maria

Brasília06/02/2017 | 21h08Atualizada em 06/02/2017 | 21h08

Indicação de Moraes para ministro do STF gera críticas da oposição

Temer escolheu o atual ministro da Justiça para o cargo. Ele precisará passar por sabatina do Senado

Indicação de Moraes para ministro do STF gera críticas da oposição Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente Michel Temer indicou nesta segunda-feira o atual ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O anúncio foi feito no final da tarde pelo Palácio do Planalto por meio do porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.De acordo com Parola, o presidente decidiu submeter o nome de Moraes à aprovação do Senado tendo como base o seu currículo. 

– As sólidas credenciais acadêmicas e profissionais do dr. Alexandre de Moraes o qualificam para essa elevada responsabilidade no cargo de ministro da Suprema Corte no Brasil – disse o porta-voz.

Com a indicação, Moraes é o nome do governo para substituir o ministro Teori Zavascki, que morreu em acidente aéreo em janeiro.

Liminar determina que prefeitura prorrogue contrato de professores antes de volta às aulas

Para assumir a vaga, ele precisa antes ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, depois, aprovado pelos senadores.Moraes está à frente do ministério desde maio de 2016, quando Temer assumiu interinamente a presidência da República. 

Advogado e jurista, ele é autor de dezenas de livros sobre Direito Constitucional e livre docente da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP, instituição na qual se graduou, em 1990, e se tornou doutor, em 2000. Antes de ser ministro, Moraes foi secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Se assumir o cargo, Moraes vai herdar mais de 7 mil processos que estavam com Teori, exceto os que envolvem a Operação Lava-Jato.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou que a indicação é um ¿acinte¿ e ¿um escárnio¿, enquanto a senador Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse que Temer ¿está partidarizando o Supremo¿.

(Com informações da Agência Brasil)

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSó seis unidades de saúde de Santa Maria têm a vacina pentavalente https://t.co/9x17liVcYq https://t.co/pUClKz22Ozhá 17 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMDivulgado o calendário de pagamento do PIS https://t.co/JyeqTvn0iX https://t.co/kPgf86n3olhá 19 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros