Futuro das unidades de pesquisa da Fepagro na região está indefinido - Diário de Santa Maria

Fundação extinta08/02/2017 | 10h02Atualizada em 08/02/2017 | 10h02

Futuro das unidades de pesquisa da Fepagro na região está indefinido

Há centros em Santa Maria, Júlio de Castilhos e São Gabriel. Governo pretende reduzir o número, mas ainda não anunciou a decisão

Futuro das unidades de pesquisa da Fepagro na região está indefinido Gabriel Haesbaert/DSM
A unidade de Santa Maria está localizada no distrito de Boca do Monte e tem 542 hectares Foto: Gabriel Haesbaert / DSM

A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) foi, oficialmente, extinta no dia 17 de janeiro. Entretanto, não foi o que ocorreu na prática. A Fepagro foi transformada em Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, ligada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação.  Segundo o diretor-presidente da fundação, Adoralvo Antônio Schio, que segue no cargo, o Estado planeja reduzir o número de centros de pesquisa. Porém não se sabe quando nem quantos serão fechados. Atualmente, são 20 unidades, três localizadas na região: em Santa Maria, Júlio de Castilhos e São Gabriel. 

– Precisamos estudar para chegar a um número que seja razoável mantermos – comenta. 

Software criado na UFSM ajudará agricultor na previsão da produtividade de arroz

No começo do mês, o Piratini criou uma comissão especial para tratar da situação da Fepagro, de outras fundações e órgãos extintos por meio dos projetos aprovados pela Assembleia no fim do ano passado.  

Conforme o diretor-presidente, se as unidades da região forem fechadas, os servidores, que são estatutários, não serão demitidos. Ele diz que existe possibilidade de transferência entre centros ou até para outros setores do governo estadual.

O responsável pela unidade local, o Centro de Pesquisa em Florestas, Ricardo Flores da Silva, 51 anos, aguarda novas orientações sobre as diretrizes do trabalho:

– A indefinição é grande agora. Temos que esperar – comenta Silva.

16 caminhos para o agronegócio ter colheita farta nos 9 distritos

Preocupados com o futuro da unidade local, na Boca do Monte, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o prefeito, Jorge Pozzobom (PSDB), e o vice, Sergio Cechin (PP), estiveram reunidos, no começo do mês, com integrantes do Piratini. 

– Percebemos que ainda é tudo muito novo. Temos que esperar que eles entendam o que está acontecendo, para depois nos organizarmos – comentou Menna Barreto.

Negociação local

O secretário adjunto de Agricultura, Andre Petry da Silva, disse que o Estado até poderia devolver toda a área  – 542 hectares – ao município (o espaço foi doado pela prefeitura na década de 1930).  No ano passado, a prefeitura (na gestão de Cezar Schirmer) e o Piratini haviam assinado um protocolo de intenções prevendo a doação de 150 hectares ao município.  Se confirmada a devolução total da área, a gestão de Jorge Pozzobom quer construir um Centro de Capacitação e Treinamento para o produtor rural, além de tornar o local um espaço para abrigar exposições (como a Expofeira) e  outras atividades ligadas ao meio rural.

O prefeito diz que o interesse do município pela cedência continua, mas somente a área originalmente pleiteada, ou seja, os 150 hectares.

– Esperamos que essa negociação avance e se concretize. Ali, teremos um espaço privilegiado para a produção do nosso Interior – observou Pozzobom.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural diz que é uma grande responsabilidade lidar com a área, pois é composta por muitas árvores nativas.
 
– É preciso fazer um inventário florestal detalhado. Mas primeiro temos que esperar que o Estado e o Departamento de Diagnóstico, agora antiga Fepagro, se entendam em relação às unidades – concluiu Menna Barreto.


 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVai torcer pelo @Gremio amanhã? Em casa ou na Arena, poste sua foto com #gremistasnodiário 🔵⚪⚫há 15 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMãe de três crianças ganha trigêmeos e precisa de doações https://t.co/6JkbkFrcsy https://t.co/fAa1qRrTEihá 17 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros