Em ritmo de Carnaval, a marchinha da taxa de juros - Diário de Santa Maria

Opinião23/02/2017 | 13h36Atualizada em 23/02/2017 | 15h34

Em ritmo de Carnaval, a marchinha da taxa de juros

Colunista de Finanças Pessoais, Alexandre Reis analisa os reflexos da queda da taxa de juros 

A três dias do Carnaval, o Comitê de Politica Monetária do Banco Central se reuniu para decidir sobre os juros no país, a famosa taxa Selic, o juro básico da economia local. Hoje, ela está em 13% ao ano.

Fizeram suas apostas???? Enquanto escrevo esta coluna, a decisão ainda não foi publicada (sairá às 18h), e minha aposta é que ela irá diminuir. A redução será de 0,75%. Será? Pode ser mais, ou seja, 1%, no entanto, conforme a ultima decisão a tendência é que seja uma diminuição gradativa ao longo do ano de 2017, assim, o juro em véspera da maior festa popular do planeta "terra" ficará em 12,25%. O ideal seria abaixo de dois dígitos, isto é, abaixo de 10% ao ano. 

(nota da redação do Diário: no final da tarde de ontem, a decisão do Comitê de Política Monetária do BC foi baixar a taxa de juros em 0,75%)

Independentemente da previsão, para a economia, isso é um incentivo muito bom, provavelmente, a confiança no meio empresarial irá melhorar e novos investimentos produtivos começaram a acontecer.

Aleluia, aleluia, os juros começam a cair e inicia-se a retomada do crescimento. Tomara! É claro que os juros não são o único fator influenciador para o crescimento econômico, mas que a sua redução pode ajudar é uma verdade! E viva os juros baixos e o Carnaval. E, para finalizar, a sociedade canta:

"Me dá um "juro" mais baixo aí, me dá um juro mais baixo aí..."

Foto: PixarBay / Reprodução


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @atmichelli: Pai de vítima da Kiss será julgado por calúnia nesta segunda em Porto Alegre https://t.co/rRfY7MGEMM @diariosmhá 5 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRSC-287 ficará bloqueada para veículos de carga nesta terça https://t.co/u2OTG7fc4O https://t.co/aNv2FBH9Y5há 6 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros