Crescem pedidos de aposentadoria em Santa Maria às vésperas da Reforma da Previdência  - Diário de Santa Maria

Pautas polêmicas08/02/2017 | 09h42Atualizada em 08/02/2017 | 10h11

Crescem pedidos de aposentadoria em Santa Maria às vésperas da Reforma da Previdência 

Câmara dos Deputados instalou ontem as comissões especiais para analisar propostas que mexem com a vida de muita gente

Crescem pedidos de aposentadoria em Santa Maria às vésperas da Reforma da Previdência  Gabriel Haesbaert/DSM
O casal Jaci e Ilário Bicca procurarou a agência do INSS antes da Reforma da Previdência ser aprovada e mudar as regras Foto: Gabriel Haesbaert / DSM
Diário de Santa Maria
Diário de Santa Maria

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), instalou oficialmente na terça-feira as comissões especiais para analisar as reformas da Previdência Social e trabalhista. A ideia é que os trabalhos comecem a andar a partir da semana que vem. Após a leitura do ato em plenário, os líderes partidários têm até amanhã para indicar os integrantes do colegiado. A oposição acusa o governo de impedir o debate sobre os temas e critica o que considera "pressa" em votar as mudanças.

Prefeitura de Santa Maria quer concluir revisão do plano diretor até a metade de 2017

Em Santa Maria, a possibilidade de mudança na Previdência Social tem aumentado a procura de encaminhamento de aposentadorias junto à agência local do INSS. O casal Jaci Duarte Bicca, 54 anos, e Ilário da Silva Bicca, 55 anos, resolveu  encaminhar os papéis para garantir a aposentadoria antes da aprovação da reforma. 

– Pelo tempo de serviço e pela nossa  idade, achávamos que estava na hora de nos aposentarmos. Mas, também, ficamos com medo que mudasse alguma coisa e que tivéssemos que trabalhar mais para conseguir– diz Jaci. 

Já a autônoma Vera Terezinha Borowsky, 60 anos, acredita que, caso haja alterações, para ela, não vai mudar nada. 

– Tenho idade e tempo suficiente de contribuição – fala.

PRÓXIMOS PASSOS 

O governo queria que a instalação da comissão da Reforma da Previdência ocorresse ainda em dezembro do ano passado. No entanto, um acordo entre líderes partidários adiou a criação para depois da escolha do novo presidente da Casa. 

O colegiado será presidido pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS) e a relatoria deve ficar com o deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). Marun substituiu o peemedebista Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que desistiu do cargo no final de semana. 

Pessoas na espera por exames começam a ser chamadas na segunda-feira


Já a comissão que vai analisar o Projeto de Lei (PL) 6.787/16, que trata de mudanças nas leis trabalhistas, terá como relator o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN). O presidente do colegiado ainda não foi escolhido.

De acordo com o que prevê o presidente reeleito da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a reforma da Previdência (PEC 287/16) e a reforma trabalhista (PL 6787/16) serão aprovadas neste primeiro semestre para ¿garantir a recuperação econômica do país¿. Porém, a oposição fará de tudo para ampliar as discussões e os prazos.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Inter-SM pode garantir vaga à próxima fase da Divisão de Acesso já nesta rodada: https://t.co/yTaY4hDMIj @diariosm https:/…há 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM#publipost https://t.co/LQSsGE5HEjhá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros