Prefeitura de Santa Maria quer a retomada do projeto do hospital-escola da Unifra - Diário de Santa Maria

Saúde09/01/2017 | 20h43Atualizada em 09/01/2017 | 20h43

Prefeitura de Santa Maria quer a retomada do projeto do hospital-escola da Unifra

Prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) sinalizou com iniciativa durante encontro com a reitora da instituição, irmã Iraní Rupolo 

Prefeitura de Santa Maria quer a retomada do projeto do hospital-escola da Unifra Mark Braunstein/Assecom Unifra
Foto: Mark Braunstein / Assecom Unifra

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), tem buscado na largada do seu mandato imprimir uma pauta propositiva. Na tarde de ontem, ele esteve reunido com a reitora da Unifra, irmã Iraní Rupolo. Pozzobom foi acompanhado de todo o secretariado (os 12 titulares das pastas) até a Reitoria do Centro Universitário Franciscano para o encontro. Com a reunião, acenou com dois gestos claros: o primeiro, reaproximar o poder público da instituição franciscana, relação que ficou estremecida em função do hospital-escola da Unifra. 

Entre 2014 e 2015, a demanda contabilizou idas e vindas e um mal-estar com o então governo de Cezar Schirmer (PMDB). E o segundo gesto é fazer com que o Executivo municipal e a Unifra possam intensificar as parcerias e iniciativas em prol do município nas mais variadas áreas. O hospital-escola, que fica no bairro Nossa Senhora de Lourdes (no mesmo local onde funciona o Hospital São Francisco de Assis), não é de interesse apenas da Unifra, mas da própria prefeitura. 

Unifra pode desistir de construir hospital-escola em Santa Maria

Quando concluído, terá capacidade de atender urgência e emergência, partos e cirurgias. Ao todo, seriam 360 leitos e capacidade para 23 mil pacientes e 6 mil consultas. E para quem fez da saúde o carro-chefe do pleito, os números (acima citados) são, sem dúvida alguma, um reforço significativo às pretensões do político para a área.

Recado e provocação 

O prefeito sabe que, em momentos de crise e de orçamento enxuto, contar com o apoio de uma instituição de Ensino Superior pode ser mais do que uma alternativa: uma tendência a ser seguida, já que há mão-de-obra qualificada e a possibilidade de se viabilizar parcerias nas mais variadas áreas.Sobre o encontro, a reitora falou esperar "que não se limite apenas à saúde", mas que os avanços se deem, igualmente, em outras áreas: como educação e desenvolvimento. 

Mais um passo para obra do hospital-escola da Unifra

Pozzobom foi bem claro em sua declaração à reitora da Unifra, falou sobre o impasse envolvendo o hospital-escola e não deixou de alfinetar o antecessor:

– Santa Maria é a única cidade do mundo que não quis um hospital. Isso é inaceitável. No que depender da prefeitura, estamos à disposição para retomarmos o projeto do Hospital São Francisco.

E o prefeito, sob o olhar da irmã Iraní, complementou:

– Nós não queremos um protocolo de intenções com a Unifra. O que nós teremos é uma carta de resultados. 

"A Unifra não vai dar nada a ninguém, vai cobrar tudo", diz promotor sobre projeto de novo hospital


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @joao_lamas: Exército pode reforçar policiamento nas ruas de Santa Maria https://t.co/PJV3RIXpqq @diariosm https://t.co/s8vOiDDPGYhá 27 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @joao_lamas: Dois são presos em operação contra assaltos e furtos em Santa Maria https://t.co/HeVNwLE3iy @diariosm https://t.co/QjL5qFUz…há 13 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros