Para dar mais agilidade, prefeitura de Santa Maria prevê rever processos licitatórios  - Diário de Santa Maria

Celeridade05/01/2017 | 20h19Atualizada em 05/01/2017 | 20h19

Para dar mais agilidade, prefeitura de Santa Maria prevê rever processos licitatórios 

Secretaria de Finanças projeta adotar, em até seis meses, modalidade do pregão eletrônico 

Para dar mais agilidade, prefeitura de Santa Maria prevê rever processos licitatórios  Maiara Bersch/Agencia RBS
Prefeitura de Santa Maria quer dar agilidade aos trâmites burocráticos que envolvem as licitações do poder público Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

A prefeitura de Santa Maria quer agilizar os processos licitatórios para que sejam menos morosos e burocráticos. Para isso, a ideia é virar a página e fazer com que os processos ingressem em uma nova era. Nos governos anteriores prevaleceu a seleção feita de forma presencial, que acaba por favorecer empresas locais em detrimento das concorrentes de fora. 

Por que as licitações da prefeitura custam tanto a sair do papel

Mas essa realidade pode mudar, e ainda neste ano, com a adoção do Pregão Eletrônico para adquirir bens e serviços comuns, como compra de materiais de expediente e de serviços terceirizados, como de vigilância. A promessa é do secretário de Finanças, Jean-Pier de Vasconcellos Esquia. E ele, inclusive, trabalha com prazo para cumprir a meta: até seis meses.

Esquia, que vem da iniciativa privada com o cartaz de ser um profundo conhecedor de processos licitatórios, destaca que o principal benefício do Pregão Eletrônico é o tempo. Todo o processo leva, em média, de 22 a 30 dias. 

Já as modalidades mais tradicionais e presenciais, como uma contratação por licitação, pode levar de 180 a 240 dias. O pregão eletrônico, contudo, não se aplica a obras e serviços de engenharia, que geralmente envolvem altos volumes de recursos públicos. Com a ferramenta, o secretário projeta uma economia de 30% aos cofres públicos. 


 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAssaltantes amarram casal de agricultores e fogem levando dinheiro e um carro https://t.co/bp0ydKBG8p https://t.co/A7KW3xj4gOhá 1 horaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMNova loja de shopping abre 16 vagas de empregohttp://bit.ly/2AZy0UU https://t.co/ynjKeTqcqGhá 2 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros