Cartão de crédito: dívida vai virar empréstimo com juros bem menores - Diário de Santa Maria

Opinião30/01/2017 | 08h31Atualizada em 30/01/2017 | 09h03

Cartão de crédito: dívida vai virar empréstimo com juros bem menores

Juros chegavam a 500% ano ano

Cartão de crédito: dívida vai virar empréstimo com juros bem menores Daniela Xu/Agencia RBS
Foto: Daniela Xu / Agencia RBS

Enfim, o Conselho Monetário Nacional (CMN) tomou uma atitude para amenizar a palhaçada que eram os juros abusivos dos cartões de créditos, que chegavam a 500% ao ano e ajudavam a afundar mais os devedores. O CMN aprovou, na quinta, que a partir de 3 de abril, os bancos transformarão automaticamente a dívida do chamado rotativo em aberto há mais de 30 dias (quando a pessoa não consegue pagar a dívida do cartão de crédito). 

Saiba quais são os setores que mais vão gerar empregos em 2017

O Banco do Brasil, por exemplo, divulgou nota informando que, até a metade de fevereiro, definirá como ocorrerá o parcelamento automático da fatura do cartão de crédito para os clientes que ultrapassarem o prazo máximo de 30 dias no uso do rotativo do cartão. Segundo o banco, as condições (prazos mínimos e máximos e valor mensal de desembolso) deverão ser adequadas à capacidade de pagamento de cada um. A ideia é que o valor mensal destinado ao pagamento da dívida não inviabilize o consumo futuro.

Diesel aumentou em 20 postos de Santa Maria em janeiro

– O mercado de crédito tem, sem dúvida, uma contribuição importante para a retomada do crescimento. Esta medida contribui para reequilibrar o orçamento das famílias brasileiras, fazendo com que elas possam voltar a consumir – disse Paulo Caffarelli, presidente do BB.

Taxas de crédito cobradas (média anual)
439% – Rotativo
144% – Parcelado
118% – Pessoal
29% – Consignado

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMO calendário de concursos e as turmas preparatórias abertas https://t.co/P6rBCeBy5B https://t.co/FIJ1eqIPAHhá 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSeca e ventos aumentam o risco de incêndios às margens de rodovias https://t.co/ed647rnQ2x https://t.co/DMkYZeFFyhhá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros