Saiba quais são os nomes cotados para o primeiro escalão de Jorge Pozzobom  - Diário de Santa Maria

Prefeitura de Santa Maria16/12/2016 | 20h35Atualizada em 16/12/2016 | 20h35

Saiba quais são os nomes cotados para o primeiro escalão de Jorge Pozzobom 

Pozzobom adota perfis técnicos e políticos para as pastas 

Saiba quais são os nomes cotados para o primeiro escalão de Jorge Pozzobom  Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Acostumado a ter pressa e a querer fazer com que as coisas aconteçam "para ontem", o prefeito eleito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), adota um tom mais comedido, de cautela mesmo, em relação ao primeiro escalão de seu governo. A prudência tem sido uma justificativa para montar um secretariado coeso e com perfis, essencialmente, técnico e político. Os nomes foram confirmados desde o começo do mês, após a apresentação a reforma administrativa que reduziu de 20 pastas para 12, com 29 CCs a menos, com redução e transformação de seis secretarias. 

Pozzobom (PSDB) pretende cortar até 10 secretarias

O Diário apresenta 12 nomes (leia abaixo) confirmados ou cogitados para compor o novo governo. A oficialização ocorre na próxima segunda-feira, quando o tucano apresenta o secretariado que estará na sede do Executivo Municipal a partir de 1º de janeiro de 2017. 

Prefeito eleito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), debate gestão com governador de São Paulo

Para chegar ao perfil ideal, Pozzobom se cercou do seu núcleo duro, com a participação ativa de Sergio Cechin (PP, e vice-prefeito), Alexandre Lima (presidente do PSDB local), Guilherme Cortez (assessor de confiança), Giovani Bortolini (advogado e especialista em direito público e eleitoral) e de Ramiro Guimarães (o homem da comunicação da campanha e do futuro governo). 

– Faltou pasta para tanto nome bom apresentado. Não é um feudo de um partido. O principal critério de escolha foi o trabalho. Pessoas que vão trabalhar com metas e resultados – afirmou o prefeito.

Pozzobom estuda retirar recursos de grandes eventos para garantir mais verba à saúde em Santa Maria

Pozzobom guarda para si e para aqueles mais próximos os nomes daqueles que integrarão o tripé da gestão: finanças, educação e saúde. Guilherme Cortez, assessor e integrante da equipe de transição, não adianta qualquer nome, mas ressalta as características dos escolhidos:

– Todos têm passagens pelos setores públicos e privado e no meio acadêmico.

Espaço político

Se há a busca por nomes técnicos e com conhecimentos específicos, também há espaço para nomes com trânsito no meio político. Prova disso são alguns nomes que devem figurar no secretariado: a vereadora reeleita Marta Zanella (PMDB) é cotada para assumir a pasta da Cultura, Esporte e Lazer. 

O vereador Pastor João Chaves (PSDB), que foi reeleito, deve tocar a Secretaria de Desenvolvimento Social.Também deve haver espaço para outros dois políticos, que estão se despedindo da vereança, os parlamentares Paulo Airton Denardin e Sandra Rebelato, ambos do PP. Mas não há definição de quais pastas eles devem assumir.

Com as trocas, haverá alteração na configuração da Câmara de Vereadores. Isso porque, com a saída de Marta Zanella e de João Chaves, assumem os suplentes João Kaus (PMDB) e Pastora Lorena (PSDB), respectivamente.

Foto: Arte Izaur Monteiro / DSM


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMJovens da Costa Rica e do Peru participam de um evento de integração cultural em Santa Maria https://t.co/qgsIA8HKRZ https://t.co/YDDS5ivSyphá 25 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVeja onde é mais barato estacionar no centro de Santa Maria https://t.co/WjEzuYw4v3 https://t.co/wEUMcRcMwKhá 50 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros