Pelo quarto mês, geração de emprego é positiva em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Oportunidades30/12/2016 | 07h03Atualizada em 30/12/2016 | 17h03

Pelo quarto mês, geração de emprego é positiva em Santa Maria

Dados do Caged revelam a criação de 305 postos na cidade

Pelo quarto mês, geração de emprego é positiva em Santa Maria Diego Redel/Agencia RBS
Foto: Diego Redel / Agencia RBS

Na contramão do cenário nacional, marcado por um ano de forte crise financeira e no vigésimo mês negativo na geração de novos empregos no país, o Estado e Santa Maria registraram saldo positivo de empregos em novembro.

 De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, este já é o quarto mês consecutivo de abertura de novas vagas na cidade. Em novembro, foram criados 305 postos de trabalho. O número foi alavancado pelo setor de serviços, seguido pelo comércio.

Chuva traz alívio às lavouras em Santa Maria   

Segundo o economista e professor do Centro Universitário Franciscano, Mateus Sangoi Frozza, ainda não há como mensurar se esse é um movimento a longo prazo (para 2017) ou um reflexo de final de ano, influenciado pela injeção do 13º salário e pelo preenchimento das vagas temporárias, que devem durar até o final de janeiro. O contingente de servidores federais na cidade também pode ter contribuído.

– É uma época de compras por impulso, de um presentinho. O governo federal ainda não parcelou os salários, e, em virtude dos cargos federais na cidade, como militares e os da Universidade Federal de Santa Maria, ainda temos uma certa estabilidade – avaliou o economista.

Prefeitura tem só um engenheiro para analisar 2,9 mil pedidos de regularização de imóveis

Além do saldo positivo por quatro meses consecutivos, no acumulado do ano Santa Maria também apresentou melhoras em relação a 2015. Entre janeiro e novembro, a cidade contabilizava o fechamento de 706 postos de trabalho.

Durante o mesmo período deste ano, o saldo passou a ser positivo, com a abertura de 134 postos.O Rio Grande do Sul foi o Estado que mais gerou empregos formais no país em novembro. No mês, as empresas gaúchas contrataram 80.447 trabalhadores e dispensaram 79.256, com um saldo positivo de 1.191 vagas, um crescimento de 0,05% em relação a outubro.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Especial Copa Santiago: entre histórias e sonhos, o maior torneio de futebol juvenil da América do Sul: https://t.co/phdGY…há 20 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Casamento de Maria Portela reunirá judocas olímpicos e da Seleção em Santa Maria: https://t.co/QtbubKptGn @diariosm @MahPo…há 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros