Lojas abrirão até mais tarde na semana que antecede o Natal - Diário de Santa Maria

Santa Maria18/12/2016 | 20h16Atualizada em 18/12/2016 | 20h16

Lojas abrirão até mais tarde na semana que antecede o Natal

Nos shoppings, o horário de atendimento será ate as 22h

Lojas abrirão até mais tarde na semana que antecede o Natal Maiara Bersch/Agencia RBS
Muitos saíram às ruas ontem para fazer compras Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS


No domingo que antecedeu o Natal, o comércio abriu as portas em Santa Maria, dando início a uma semana com horário especial de atendimento (veja abaixo).

Ontem, lojas não estavam tão cheias como os comerciários esperavam. O dia de calor, com máxima de até 34°C, também não colaborou, embora a clientela tenha conseguido encontrar refúgio no ar-condicionado. No sábado, o movimento foi melhor do que ontem. Havia lojas cheias, e clientes comprando.

Conforme o gerente da loja Damyller, Dener Vitali, dezembro não tem sido bom se comparado ao ano passado, avaliação da qual compartilham gerentes de outros dois estabelecimentos, que não se identificaram.

– Eu diria que os negócios estão entre 10% e 15% menores do que no ano passado. Hoje, há pouco movimento. Ontem, foi bom. A minha expectativa é em cima da próxima semana, a última antes do Natal. Culturalmente, o cliente deixa para fazer as compras na última hora – afirma Vitali.

E o gerente pode ter seu desejo atendido. Um exemplo é o industriário Clovis Wachtmann, 47 anos, que foi às compras com a filha e a mulher ontem porque era sua ¿última chance¿.

– Não tive como vir antes. Com o comércio aberto, nos programamos para aproveitar a última oportunidade. Até me surpreendi porque acreditava que aqui (Calçadão) estaria cheio de gente, mas não – disse.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Ewerton Falk, estima que a previsão negativa de vendas retroceda. Ele também crê na possibilidade da recuperação na última semana:

– A tomada de decisão (de compra) tem pesado mais. O motivo é o atual cenário político e econômico desfavorável. A expectativa é que pessoas que evitaram ir às compras até agora, irão. É Natal, época em que a emoção bate forte. Percebe-se que o cliente tem optado por presentes mais baratos.

Horários especiais
Comércio de rua 
_ Segunda a sexta – Até as 21h
_ Sábado – Horário normal (até as 18h) 

Lojas nos shoppings
Royal Plaza Shopping
Segunda a sexta – Das 10h às 22h
Sábado – Das 10h às 18h

Monet Plaza Shopping
Segunda a sexta – Das 10h às 22h
Sábado – Das 10h às 18h

Santa Maria Shopping
Segunda a sexta – Das 9h às 21h
Sábado – Das 9h às 18h

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @joao_lamas: Ex-funcionário de loja é indiciado por golpe de R$ 30 mil em Júlio de Castilhos https://t.co/idbyg35K65 @diariosm https://t…há 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @joao_lamas: Ressocialização: detentos do presídio de Júlio de Castilhos se formam em curso profissionalizante https://t.co/5iAKSZX0uQ @…há 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros