Inflação de novembro é a menor registrada neste ano em Santa Maria  - Diário de Santa Maria

Inflação14/12/2016 | 09h52Atualizada em 14/12/2016 | 09h52

Inflação de novembro é a menor registrada neste ano em Santa Maria 

Setor da alimentação foi o maior responsável pela redução do índice do custo de vida, que cai há quatro meses. Em dezembro, tendência é de aumento em função do reajuste da gasolina

Inflação de novembro é a menor registrada neste ano em Santa Maria  Fernando Dias/SEAPI,Divulgação
Melancia foi um dos alimentos que teve redução no preço no mês passado Foto: Fernando Dias / SEAPI,Divulgação

Pelo quarto mês consecutivo, a inflação desacelerou em Santa Maria, de acordo com a pesquisa do Laboratório de Práticas Econômicas (Lape), do curso de Ciências Econômicas da Unifra. Conforme os dados divulgados nesta terça-feira, a variação do Índice do Custo de Vida (ICVSM) foi de 0,12% em novembro. Conforme o estudo, a redução no preço dos alimentos foi a responsável pelo resultado. E a explicação, conforme especialista, pode estar relacionada com a mudança de hábitos do consumidor.

Confira onde assar e encomendar a sua Ceia de Natal em Santa Maria

A variação do mês anterior foi a menor registrada na cidade em 2016. Assim, o acumulado do ano chega a 7,88% e, nos últimos 12 meses, a 8,95%. Entre os grupos pesquisados, o da Alimentação foi o que teve a variação mais significativa, com uma redução de 0,46%. Entre os alimentos com as maiores quedas estão o melão e melancia. O leite, que vinha sendo um vilão para o consumidor, também reduziu. O fator sazonalidade ainda é uma das explicações para a variação nos preços.

Gasolina já está mais cara nos 25 postos pesquisados em Santa Maria

Além do fator sazonal, o economista e coordenador da pesquisa, Mateus Frozza, também atribui a queda à mudança de comportamento dos consumidores.

– Os consumidores estão mais precavidos na hora de consumir, eles estão pesquisando preços até no supermercado. Antes, as pessoas iam no mesmo mercado, compravam as mesmas marcas. Mas, hoje, está mudando o comportamento de consumo.

Foto: Arte / DSM

Geração de emprego em Santa Maria teve corte de 117 vagas entre janeiro e outubro

Do outro lado, o grupo da Comunicação foi o que registrou a maior alta, de +0,66%, seguido do grupo de Vestuário e Saúde e Cuidados Pessoais, que tiveram uma variação de +0,63% cada um. 

Para o fim do ano

Conforme Frozza, apesar de o Custo de Vida ter registrado uma desaceleração, essa não deve ser a tendência para dezembro. Isso porque o reajuste dos combustíveis deve impactar na avaliação, já que interfere em outros grupos.

– As quedas pararam por aqui. Além disso, o ano não vai fechar dentro da meta da inflação – diz Frozza.

Foto: Arte / DSM


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMJovens da Costa Rica e do Peru participam de um evento de integração cultural em Santa Maria https://t.co/qgsIA8HKRZ https://t.co/YDDS5ivSyphá 28 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVeja onde é mais barato estacionar no centro de Santa Maria https://t.co/WjEzuYw4v3 https://t.co/wEUMcRcMwKhá 53 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros