Hospital Regional de Santa Maria deve abrir até março de 2017  - Diário de Santa Maria

Novela próxima do fim? 15/12/2016 | 20h27Atualizada em 15/12/2016 | 20h27

Hospital Regional de Santa Maria deve abrir até março de 2017 

Ministros estarão no município, na sexta-feira, para tratar de gestão e de data de abertura 

Hospital Regional de Santa Maria deve abrir até março de 2017  Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Ao que tudo indica, o Hospital Regional de Santa Maria – que contabiliza inúmeras indefinições ao longo de toda a sua história recente – deve ter, na manhã de hoje, um desfecho. Isso porque a alta cúpula da política gaúcha e nacional desembarcará no município. O secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo, e os ministros da Saúde, Ricardo Barros, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, devem fazer anúncios relacionados à gestão e também à abertura do hospital. 

Estado promete que Hospital Regional de Santa Maria abrirá em 2017 sob gestão do Sírio-Libanês

Oficialmente não há confirmação sobre data, mas nos bastidores a informação é que o hospital deve ocorrer até março de 2017. Até o fechamento desta edição, não se tinha a confirmação se o governador José Ivo Sartori (PMDB) viria à cidade. O ex-prefeito e atual secretário de Segurança Pública do Estado Cezar Schirmer também virá.Eles farão, junto com o prefeito José Haidar Farret (sem partido), uma vistoria no hospital, que teve sua obra iniciada em 2010 e concluída neste ano. 

Ainda em outubro, o ministro Terra adiantou ao Diário que os hospitais Sírio-Libanês, de São Paulo, Mãe de Deus e Moinhos de Vento, ambos de Porto Alegre, serão os futuros gestores do Regional.

Sem garantia SUS

O secretário-adjunto de Saúde do Estado, Francisco Paz, revelou, na última quarta-feira, em reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, que não há garantia que o Regional funcione pelo modelo SUS. Quando questionado pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que preside a comissão, se o Hospital Regional será gratuito, o secretário respondeu: 

– Necessariamente, não. Achamos que não há sentido nenhum hospital ser 100% SUS .


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Especial Copa Santiago: entre histórias e sonhos, o maior torneio de futebol juvenil da América do Sul: https://t.co/phdGY…há 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Casamento de Maria Portela reunirá judocas olímpicos e da Seleção em Santa Maria: https://t.co/QtbubKptGn @diariosm @MahPo…há 2 diasRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros