Golpista usa nome da prefeitura de Santa Maria para cobrar "dívida" de empresário - Diário de Santa Maria

Golpe por e-mail20/12/2016 | 21h12Atualizada em 21/12/2016 | 09h10

Golpista usa nome da prefeitura de Santa Maria para cobrar "dívida" de empresário

Empresário recebeu boleto de cobrança de Darf via e-mail, mas prefeitura não emite esse tipo de documento

Golpista usa nome da prefeitura de Santa Maria para cobrar "dívida" de empresário 20.12.2016/Reprodução
Empresário recebeu esse e-mail acima e um boleto com a cobrança (veja abaixo) Foto: 20.12.2016 / Reprodução

A criatividade dos golpistas não tem mesmo limite. Uma empresa de Santa Maria recebeu uma cobrança por e-mail, em que a prefeitura estaria cobrando por uma dívida de R$ 306 que deveria ser paga por meio de uma guia chamada Darf. O empresário estranhou e entrou em contato com a Secretaria Municipal de Finanças, que afirmou ser mesmo um golpe. 

Para começar, porque há um erro grotesco, já que a prefeitura não emite Darf, que é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, ou seja, de dívidas só com a União. Em segundo lugar, porque a prefeitura de Santa Maria nem tem conta no Santander, de onde é o boleto enviado pelo golpista. Ou seja, o código de barras que aparece no boleto destinaria o dinheiro para a conta do golpista, e não a da prefeitura.

A secretária de Finanças, Ana Beatriz Barros, faz o alerta para que, se alguém receber e-mail com cobrança desse tipo, não pague e avise a prefeitura. Ela vai registrar ocorrência hoje na Polícia Civil para tentar identificar o golpista a partir da conta informada por ele no boleto, que foi obtido com exclusividade pela Página 2 (abaixo).

Foto: Reprodução


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMJovem é presa e adolescente é apreendida por tráfico de drogas https://t.co/d6VE4vDJiJ https://t.co/7kdVryxUK6há 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMHoje tem homenagem a Edmundo Cardoso e exibição de 10 curtas no Santa Maria Vídeo e Cinema https://t.co/eGRwLDXRZ5 https://t.co/0ROHP3qAqGhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros