"É um cenário de guerra", diz Almeida Rosa sobre os desafios como secretário de Infraestrutura - Diário de Santa Maria

Secretariado de Pozzobom23/12/2016 | 19h06Atualizada em 23/12/2016 | 19h09

"É um cenário de guerra", diz Almeida Rosa sobre os desafios como secretário de Infraestrutura

Mesmo não sendo técnico na área em que irá atuar, secretário diz ter experiência em gestão e espera retribuir o que vem recebendo de Santa Maria

"É um cenário de guerra", diz Almeida Rosa sobre os desafios como secretário de Infraestrutura Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

O secretariado anunciado por Jorge Pozzobom (PSDB) teve algumas surpresas, principalmente em pastas em que aparecem nomes que não têm ligação técnica com a área de atuação, como o do coronel do Exército Paulo Roberto de Almeida Rosa, que será o novo secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (antiga secretaria de Obras).

Mesmo sem experiência na área, secretária diz que "missão não é impossível" 

Atualmente, ele está na reserva e atua como assessor de comunicação oficial da 3ª Divisão de Exército, cargo que ocupa até 31 de janeiro, já que assume a secretaria a partir de 1º de fevereiro. Sem filiação partidária, Almeida Rosa diz que aceitou o convite por um único motivo: ajudar Santa Maria, cidade que adotou como sua há 36 anos.

– Após o convite, fiz uma reflexão e concluí que tinha que me juntar para somar esforços no sentido de prestar o melhor serviço possível à comunidade. É uma forma de retribuir o que Santa Maria me deu e segue me dando. Não sou técnico da área, mas vou ter apoio de técnicos, e tenho muita experiência em gestão, promovendo a aplicação racional de recursos reduzidos – afirma o militar, que é natural de Limeira (SP).

Prefeito eleito de Santa Maria será secretário de Saúde no primeiro semestre de 2017


Como adjunto, ele pediu a presença do colega de Exército coronel Eduardo Leitão Crisóstomo, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Werner Rempel (PPL) na última eleição, e ex-secretário de Obras de Caçapava do Sul. Crisóstomo também tem experiência em batalhões de engenharia e já trabalhou na construção de estradas.

Obras prioritárias da UFSM entram na reta final e serão entregues em 2017 

O objetivo de Almeida Rosa é ter o levantamento dos aspectos mais críticos da pasta e levar para o crivo do Gabinete de Governança, responsável por analisar os problemas de cada pasta e encaminhar as diretrizes do que é possível fazer. Apesar de saber que a prioridade é a área da saúde, espera poder "atacar" os problemas mais urgentes da infraestrutura.

Vencedores das eleições são diplomados na Câmara de Vereadores de Santa Maria

A ideia é buscar parcerias público-privadas para melhorar a pavimentação das ruas da cidade e também em outras frentes de trabalho.

– As demandas da secretaria são infinitas. É um cenário de guerra. Num primeiro momento, nosso trabalho será reativo, ou seja, vai atacar e resolver os problemas mais urgentes e pontuais e, no fim do governo, ter uma ação preventiva no sentido de agir antes, de se antecipar aos problemas antes que surjam – diz o secretário.

O convite

Segundo o assessor de Pozzobom e secretário em duas pastas (Casa Civil e Gestão e Modernização Administrativa), Guilherme Cortez, a escolha vem em função de uma relação antiga do tucano com Almeida Rosa, pela experiência em gestão e pela participação do militar com ideias inovadoras em fóruns temáticos da cidade.

– Vivemos num momento de muita fragilidade na política do país, precisávamos de uma cara nova nas obras, uma pessoa com disciplina e com transparência com o dinheiro público – afirma Cortez.

Contrato com a Corsan será prorrogado por mais seis meses 

Almeida Rosa afirma que pretende fazer um trabalho integrado com todas as pastas, principalmente, com a Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Rural. E também pedir o apoio da comunidade para que as pessoas cuidem da cidade, limpem os terrenos baldios, cuidem das calçadas e praças. Ele avisa que terá uma postura gradual de intensificação da fiscalização:

– Não vou me omitir, vou trabalhar de forma gradual. A ideia é ter atitude e sensibilizar a comunidade. Vamos usar todos os meios para isso, seja conscientização ou tendo uma ação mais efetiva, fiscalizando, notificando, autuando e, por último, judicializando os casos necessários.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Edugol marca duas vezes, Inter-SM vence o Santa Cruz e fica mais perto da classificação:https://t.co/GSroxSZ7L8 @diariosm…há 19 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: no dia do engraxate, quem são os profissionais que resistem à atividade https://t.co/deTwpncHdL https://t.co/HflLBMq757há 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros