Chuva traz alívio às lavouras em Santa Maria  - Diário de Santa Maria

Safra de grãos28/12/2016 | 08h30Atualizada em 28/12/2016 | 08h30

Chuva traz alívio às lavouras em Santa Maria 

Com os dias quentes, escassez de água vinha preocupando produtores da região

Chuva traz alívio às lavouras em Santa Maria  Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Se a chuva que caiu ontem serviu para espantar o calorão que tomava conta de Santa Maria nos últimos dias, também veio como um alívio para os produtores rurais. Na região, foram registrados entre 40mm e 80mm de precipitações. Com quase toda a área de arroz e soja já plantada na região, a falta de chuva vinha preocupando os agricultores.

Um balanço do segundo mandato do governo Cezar Schirmer

Conforme o assistente técnico regional da Emater, Francisco Palermo, no caso das lavouras de arroz, a água que caiu ontem foi fundamental para repor o nível dos reservatórios. Segundo Palermo, a falta de água já vinha comprometendo a irrigação em algumas lavouras da região.

Contrato com a Corsan será prorrogado por mais seis meses 


O agricultor Fabiano Bizzi, 42 anos, que tem uma área plantada de 60 hectares de arroz no distrito de Arroio Grande, comemorou a chuva de ontem, que chegou a aproximadamente 40mm na localidade (conforme o Inmet, foram 67,4mm na cidade). Segundo Bizzi, a lavoura já estava seca, pois, há cerca de uma semana, a água usada na irrigação já estava escassa. Conforme ele, no estágio em que o arroz está, se não há chuva, a cultura não se desenvolve.

– Estava tudo muito seco, havia a previsão de chuva, mas ela não vinha, e isso começa a preocupar. Essa quantidade que veio já é suficiente e ajudou muito para o desenvolvimento da lavoura – diz o agricultor.

Obras prioritárias da UFSM entram na reta final e serão entregues em 2017 

Já no caso da soja, como houve períodos intensos sem chuva e de temperaturas altas e com vento, o solo acabou ficando sem umidade. No entanto, com a chuva de ontem, o processo de desenvolvimento vegetativo não é prejudicado.

Projeções

Conforme estimativa da Emater Regional, que abrange 35 municípios da região, a previsão de área plantada de arroz nessa safra é de 140 mil hectares. Nessa cultura, a previsão de produtividade gira em torno de 7.260 kg/ha. 

Prefeito eleito de Santa Maria será secretário de Saúde no primeiro semestre de 2017

Já com relação às lavouras de soja, a previsão de área plantada da instituição é de 883 mil hectares. Conforme as projeções, a previsão de produtividade da soja na safra 2016/2017 é de 2.880 kg/ha.

No quadro abaixo, confira as estimativas para as culturas em todo o Rio Grande do Sul.

Foto: Arte / DSM


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM7 opções para aproveitar a terça-feira em Santa Maria https://t.co/0n8iuPIqRV https://t.co/PPnFD4pbDHhá 8 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrefeitura de Santa Maria realiza ações de prevenção à dengue nos cemitérios https://t.co/nlz9Eb5yjW https://t.co/Y8upiQhcxyhá 9 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros