Aprovação da PEC 55 mobiliza protesto em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Mobilização13/12/2016 | 20h41Atualizada em 13/12/2016 | 20h41

Aprovação da PEC 55 mobiliza protesto em Santa Maria

Manifestantes, munidos de cartazes e faixas, saíram em caminhada pelas ruas centrais na tarde desta terça-feira

Aprovação da PEC 55 mobiliza protesto em Santa Maria Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

A aprovação em segundo turno no Senado da PEC 55, a PEC do Teto de Gastos, motivou diferentes protestos nesta terça-feira no Brasil, durante o Dia Nacional de Lutas. Em Santa Maria, as mobilizações também tomaram conta de ruas e rodovias. O maior protesto, que ocorreu durante a tarde, reuniu cerca de 600 pessoas na Praça Saldanha Marinho, conforme a organização.

PEC do Teto é aprovada em segundo turno no Senado

A mobilização da tarde desta terça-feira foi convocada pela Frente Combativa em Defesa do Serviço Público, entidade que abrange diversos sindicatos, coletivos e movimentos sociais da cidade. Durante a manifestação, estiveram reunidos representantes da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (Assufsm), Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), Cpers/Sindicato, Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm), Ocupa UFSM, Levante Popular da Juventude, entre outros sindicatos e movimentos.

Movimentação


O grupo concentrou-se na Praça Saldanha Marinho, por volta das 16h. No local, eles confeccionaram cartazes e faixas que foram utilizadas durante o protesto. Por volta das 18h, os manifestantes saíram da praça e seguiram em caminhada pela Avenida Rio Branco e Rua do Acampamento, trancando o trânsito nas principais vias.

60% dos brasileiros são contra a PEC do Teto, aponta Datafolha

Pelo caminho, acompanhados de um carro de som, os manifestantes carregavam bandeiras de movimentos sociais e de partidos políticos, faixas com dizeres como ¿Fora Temer¿, ¿Nenhum Direito a Menos¿ e ¿Contra a PEC 55¿, além de entoar cantos e gritos que repudiavam a aprovação da proposta.

Contra a PEC do teto, estudantes bloqueiam rodovias em Santa Maria

– Esse ato é o fechamento das nossas manifestações contra a PEC. Mas estaremos sempre organizados contra outras reformas que possam ferir os nossos direitos – comenta a coordenadora de formação política e sindical da Assufsm, Gecira Di Fiori.

Pela continuidade da luta


Para algumas pessoas que participaram da manifestação, o fato de a proposta ter sido aprovada motiva os grupos a ¿continuar lutando¿.

– A gente não pode parar de lutar. Tudo foi conquistado com muita luta e temos que continuar – diz a designer Daiana Barichello, que participou da manifestação.

Fim da greve

A aprovação da PEC 55, também fez com que os professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) decidissem por suspender a greve da categoria por tempo determinado, já que a principal bandeira do movimento era a retirada da proposta. As aulas na UFSM, que estavam suspensas desde o dia 22 de novembro, voltam ao normal nesta quarta-feira.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrefeitura realiza recuperação de tubulação no bairro Menino Jesus https://t.co/dBuMMiwodT https://t.co/bE9X7OJc3Zhá 19 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMHomem é preso por furto em motel de Santiago https://t.co/XtteQCOu0s https://t.co/CnKB0evk2thá 34 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros