Saiba quem é o braço direito do prefeito eleito Jorge Pozzobom   - Diário de Santa Maria

Sucessão à prefeitura07/11/2016 | 20h44Atualizada em 07/11/2016 | 20h44

Saiba quem é o braço direito do prefeito eleito Jorge Pozzobom  

Principal nome da transição, Guilherme Cortez acompanha Jorge Pozzobom (PSDB) há seis anos 

Saiba quem é o braço direito do prefeito eleito Jorge Pozzobom   Germano Rorato/Agencia RBS
Guilherme Cortez esteve à frente da campanha que levou Pozzobom à vitória no segundo turno mais disputado do país Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Discreto, reservado e com o perfil conciliador, essas são as palavras utilizadas para descrever Guilherme Cortez, 24 anos, o homem de confiança do prefeito eleito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB). A personalidade afável e a capacidade de articulação são fundamentais para entender porque ele é apontado, pelo próprio Pozzobom, como "o número 1" do tucano, reconhecem os partidários e aliados. 

Prefeito eleito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, faz visita ao chefe do Executivo, José Haidar Farret

Nesta segunda-feira, foi apontado como principal nome da equipe de transição de Pozzobom para entender melhor a estrutura da prefeitura para o começo da gestão tucana, a partir de 1º de janeiro. Todo esse prestígio e confiança não se deram de uma hora para outra. Essa trajetória pode ser dividida em vários momentos. 

Novo prefeito de Santa Maria quer mexer no orçamento municipal

O marco dessa relação veio, ainda em 2010, quando Pozzobom concorreu, pela primeira vez, a deputado estadual. À época, um amigo em comum de Pozzobom aproximou Guilherme daquele que é quem dá as regras no ninho tucano santa-mariense. Guilherme se colocou como um voluntário durante aquela campanha de Pozzobom.

– Acompanhei o Pozzobom sem pretensão alguma – recorda.

Nos 30 dias finais daquela eleição, com apenas 18 anos e recém-filiado ao PSDB, doou-se por inteiro à campanha. A dedicação e a vitalidade chamaram a atenção de Pozzobom, que foi eleito para o inédito mandato na Assembleia Legislativa com 33,4 mil votos. Na época, recém saído do Colégio Militar foi convidado para ser assessor de Pozzobom, na Capital. Frente à possibilidade de estrear na política, área que fascina o jovem, não hesitou: aceitou o que entendeu ser "um chamamento de Pozzobom". 

Consultas serão resolvidas em um ano, promete Pozzobom

Em 2012, Pozzobom lançou-se a prefeito, e Guilherme teve o desafio de ser um dos coordenadores de campanha. A experiência, ainda que válida, foi um baque ao PSDB, já que Pozzobom obteve um indigesto terceiro lugar com 26,2 mil votos. Já na campanha para reeleição a deputado, em 2014, Guilherme foi determinante na construção da vitória. Mas, foi, agora, que veio o mais significativo e marcante episódio: a eleição de Pozzobom a prefeito.

Os desafios que o novo prefeito de Santa Maria terá pela frente

Moderado e autocrítico

A recente carreira na política, em que transita com facilidade nos bastidores, é marcada por uma tendência recorrente: a da moderação. É visto, inclusive por adversários, como "um cara simples e aberto ao diálogo". Prova disso é que, ao fim da apuração da eleição, o coordenador de campanha do PT, Genil Pavan, ligou para Guilherme para parabenizar pela vitória.

O jovem tucano puxou o gosto da política por parte do avô, que foi militante do antigo MDB (atual PMDB). Solteiro, é filho de Greice, 40, e Elisandro, 42. Os pais, ao contrário do filho, nunca se envolveram com política. Guilherme se define como disciplinado e extremamente exigente com os outros e consigo. Muito dessa rigidez é dos tempos em que ele estudou no Colégio Militar e também da época em que foi escoteiro por sete anos:

– Um campanha exige trabalho, planejamento e estratégia. E quando as coisas davam certo, eu dizia que as conquistas eram do grupo. Já quando as coisas davam errado, eu chamava para mim a culpa. É preciso lidar com o ônus e o bônus da política.

Um perfil versátil e de muito trabalho

Assessor, chefe de gabinete, motorista, coordenador de campanha, confidente, ouvinte e, principalmente, "um dos poucos com liberdade de falar o que quiser com Pozzobom". São em essas e em tantas outras frentes que atua Guilherme Cortez, agora, elevado à condição de braço direito do prefeito eleito de Santa Maria. O prestígio é tamanho que, tão logo o resultado da eleição foi conhecido, uma das primeiras falas de Pozzobom foi direcionada a ele.

– Tenho que agradecer ao incansável Guilherme, um cara brilhante e fantástico – sublinhou Pozzobom. 

Porém, o tucano faz questão de ressaltar que a posição de destaque no seu time deve-se a méritos próprios do jovem.

– Confiança, competência, lealdade e amizade, requisitos obrigatórios para estar ao meu lado. O Guilherme preenche todos. Sempre acreditei que os jovens precisam de oportunidade e, por isso, o contratei – diz Pozzobom.

Quem convive com o tucano afirma que Guilherme não é apenas assessor, mas virou um cara da família, cuida da agenda do Jorge, da gravata, das contas, de questões pessoais. O alinhamento e a sintonia entre ele e o chefe ficam evidenciados em uma mesma convicção, "a de que o PT arrebentou o país e o Estado", parafraseando Pozzobom. 

Avalia que a Assembleia Legislativa representa um recorte interessante da política por conhecer a engrenagem da máquina pública ou por vivenciar os bastidores da política. Sobre a possibilidade de assumir um cargo na prefeitura, Guilherme é lacônico e repete a resposta do prefeito:

– Só há dois nomes garantidos: o do Pozzobom, prefeito, e o do vice, Cechin.

Durante a coordenação de campanha, liderou uma equipe de 150 pessoas diretamente envolvida na eleição e agora está no comando da equipe de transição. Por toda essa intensa carga de trabalho, ora na Assembleia ora na campanha, acabou trancando o curso de Direito na Fadisma. Objetivo, gosta de trabalhar com metas na obtenção de resultados, justamente o tipo de perfil que Pozzobom procura para o seu secretariado.

Foto: Arte Izaur Monteiro / DSM


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCidades da Região Central terão sistemas de videomonitoramento https://t.co/nquZhDgJh2 https://t.co/3azEfTYilyhá 43 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMLista dos aprovados no vestibular da Unifra será divulgada nesta quarta-feira https://t.co/jbTK4FgCZa https://t.co/TxeAwWlNOphá 1 horaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros