Pozzobom (PSDB) pretende cortar até 10 secretarias  - Diário de Santa Maria

Prefeitura15/11/2016 | 20h19Atualizada em 16/11/2016 | 12h29

Pozzobom (PSDB) pretende cortar até 10 secretarias 

Prefeito eleito começa a definir a reforma administrativa para seu governo

Pozzobom (PSDB) pretende cortar até 10 secretarias  Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

A expectativa é que, na virada do próximo mês, o prefeito eleito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), apresente o desenho final da reforma administrativa do secretariado para o seu governo, a partir de janeiro. O tucano ambiciona fazer um corte de até 10 pastas. Atualmente, há 22 delas, sendo 20 secretarias e mais dois órgãos correlatos (institutos).

Saiba quais segmentos os vereadores eleitos de Santa Maria representam a partir de 2017

O esboço segue sendo feito pela equipe de transição do prefeito com a ajuda de nomes do atual governo. Pozzobom chegou a projetar ficar com até 12 pastas, mas ele ressalva que um enxugamento muito drástico pode comprometer o funcionamento da máquina pública.

– Durante a campanha, assumimos esse compromisso, o de reduzir o número de secretarias e de CCs. Os esforços vão no sentido de realocar parte desses recursos na saúde, uma área prioritária do nosso governo. O meu desejo é chegarmos ao número de 12, mas, talvez, isso não seja possível. Temos de cortar, mas sem trazer eventuais comprometimentos nos serviços à população – disse Pozzobom, que deve pedir que Farret envie o projeto de reforma em dezembro à Câmara para não precisar convocar os vereadores em janeiro.

Vereadores eleitos para o Legislativo de Santa Maria arrecadaram R$ 260 mil 

Nova reunião e perfil

A reforma possibilitará a Pozzobom fazer remanejamentos no orçamento para o próximo ano. Para isso, o tucano e a equipe dele trabalham para reduzir secretarias, extinguir algumas e, se possível, aglutinar outras pastas, como Turismo, Esporte e Lazer. Tudo isso para retirar o dinheiro de outras para injetar na saúde. O vice-prefeito eleito Sergio Cechin (PP) e o assessor Guilherme Cortez avaliam com Pozzobom todos os cenários.

Saiba quem é o braço direito do prefeito eleito Jorge Pozzobom  

– Hoje, o que se tem é demasiado. O foco é enxugar e trabalhar com resultados e eficiência na máquina pública. Tudo com muita austeridade – diz Cortez.

Prefeito eleito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, faz visita ao chefe do Executivo, José Haidar Farret 


No dia 21, as equipes envolvidas na transição irão se reunir novamente. O atual prefeito, José Haidar Farret, já orientou a todos os secretários que viabilizem uma radiografia com a situação de cada pasta. Pozzobom já trabalha para alterar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que será votada dia 29, para que ele possa remanejar verbas em 2017.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMConfira as vagas de empregos do Sine para sexta-feira em Santa Maria https://t.co/Ai8gZqju9u https://t.co/j6cYZavNOPhá 2 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMUFSM abre concurso para professor do Magistério em Santa Maria https://t.co/Vkep7DEYOT https://t.co/0wcMVcwKCNhá 22 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros