Custo de vida não subia tão pouco em Santa Maria desde 2007 - Diário de Santa Maria

Inflação10/11/2016 | 07h33Atualizada em 10/11/2016 | 07h33

Custo de vida não subia tão pouco em Santa Maria desde 2007

Alimentos que costumam ser vilões do orçamento pesaram menos no bolso. Para especialista, mudança nos hábitos de consumo pode ser a explicação

Custo de vida não subia tão pouco em Santa Maria desde 2007 Gabriel Haesbaert/Especial
Para economista, consumidores mudaram os hábitos de compra nos supermercados Foto: Gabriel Haesbaert / Especial

Os alimentos, que geralmente são os vilões da economia no país, em outubro, trouxeram um alívio ao bolso dos santa-marienses. O motivo é a queda de preços no grupo, que contribuiu para Santa Maria ter a menor inflação do ano.

Multinacional investe R$ 20 milhões em centro de pesquisa que desenvolverá novas variedades de arroz em Santa Maria

Conforme a pesquisa do Laboratório de Práticas Econômicas (Lape), do curso de Ciências Econômicas da Unifra, divulgada nesta quarta-feira, no mês passado, a variação do Índice do Custo de Vida (ICVSM) foi de 0,16%. É a menor variação desde 2007, quando a inflação ficou em 0,14% na cidade. Esse é o terceiro mês que a inflação desacelera em Santa Maria. Assim, em 2016, o acumulado chega a 7,71% e, nos últimos 12 meses, a 10,53%.

Fila e grande procura marcam o mutirão do emprego em Santa Maria

Entre os grupos pesquisados, a variação mais significativa ocorreu na alimentação, que teve uma redução de -0,56%. Itens como a alface e a carne de porco foram os que tiveram as maiores quedas, de -18% e de -17,5%, respectivamente. Já o preço da mortadela e do peixe subiram (veja abaixo).

Restrição no orçamento


De acordo com o economista e coordenador da pesquisa, Mateus Frozza, essa redução no grupo é explicada por uma restrição orçamentária que chegou aos supermercados. Ele afirma que os clientes estão mais cuidadosos na hora da compra e consomem menos, o que força uma queda nos preços. Para o economista, a desaceleração não é vista de forma positiva:

Ministério fará pente-fino do Bolsa Família em Santa Maria 

– A inflação é baixa porque a origem dela é o excesso de desempregados. São eles que estão pressionando para a inflação cair. Eu preferia ter uma inflação relativamente alta, mas com o país crescendo e com mais empregos, do que ter uma inflação baixa, como a que eu tenho agora, mas com muitos desempregados.

Foto: Arte / DSM

Fator sazonal

Conforme o economista, no caso dos alimentos, há também um fator sazonal de consumo. Ele explica que, quando se divulga que o preço de determinado produto está com o preço muito alto, os consumidores acabam migrando para outros itens. Isso provoca uma mudança no preço nos meses seguintes, como ocorreu com a alface.

Comércio aposta em sorteios para alavancar vendas em Santa Maria  

Do outro lado, o grupo da comunicação foi o que mais subiu no último mês. O grupo teve uma variação de 2,17%, superando setembro (1,59%). Entre as causas, estão as altas no serviço de telefonia residencial e o preço do cartão de telefone pré-pago, que subiram 9% e 8%, respectivamente. Segundo Frozza, essa alta é explicada pela fusão da Net e da Claro, que reajustou o preço dos planos e pacotes.

Preço do gás não vai subir em pelo menos duas revendas de Santa Maria

Outros dois grupos que também tiveram aumento foram o de saúde e cuidados pessoais e o de artigos de residências. Nesses dois, itens de verão, como bronzeadores e ventiladores e aparelhos de ar condicionado, foram os responsáveis pela alta. De acordo com o economista, ainda não há como saber como ficará a inflação no ano. Ele afirma que não haverá uma deflação, que é quando o índice fecha no negativo, e que também a inflação não deve ficar no centro da meta, mas sim, próximo.

Alta da inflação no país

Enquanto na cidade houve uma desaceleração, no país, o índice teve alta em outubro. Conforme os dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o mês com uma alta de 0,26%. No Brasil, o acumulado em 12 meses, caiu para 7,87%. Em Porto Alegre, o IPCA de outubro ficou em 0,25%.

Foto: Arte Paulo Ricardo Silva / DSM


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMUFSM abre concurso para professor do Magistério em Santa Maria https://t.co/Vkep7DEYOT https://t.co/0wcMVcwKCNhá 19 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMUnifra divulga lista dos aprovados no vestibular de verão https://t.co/J6BjeNK1wH https://t.co/NWdLGjWcajhá 39 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros