A opinião de autoridades e presidentes de entidades sobre a vitória de Jorge Pozzobom - Diário de Santa Maria

Eleições 201601/11/2016 | 11h01Atualizada em 01/11/2016 | 11h01

A opinião de autoridades e presidentes de entidades sobre a vitória de Jorge Pozzobom

Representantes falam do recado das urnas, de como agirão com o novo prefeito e do que esperam dele

A opinião de autoridades e presidentes de entidades sobre a vitória de Jorge Pozzobom Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Nesta segunda-feira, menos de 24 horas após a vitória nas urnas, o prefeito eleito Jorge Pozzobom (PSDB) já teve reunião com o Fórum de Entidades Empresariais, que congrega cerca de 20 líderes setoriais da cidade. No encontro, Pozzobom demonstrou disposição em fazer um trabalho conjunto, também ouvindo os anseios e sugestões dos empresários.

A Página 2 ouviu a opinião do atual prefeito, do ex-prefeito, de presidentes de entidades e da Câmara, do reitor da UFSM e do presidente da União das Associações Comunitárias (UAC) para saber qual a opinião deles sobre a vitória de Pozzobom e sobre o futuro de Santa Maria. Confira abaixo:

A OPINIÃO DE AUTORIDADES SOBRE A VITÓRIA DO TUCANO

"Quero me congratular com o prefeito eleito Jorge Pozzobom, com seu vice Sergio Cechin, colocar à disposição a prefeitura sobre tudo aquilo que queriam na transição. Vamos deixar a casa em dia, com transparência. Quero me congratular pela vitória e pela perseverança do Pozzobom. E congratular o Valdeci, pois foi uma campanha acirrada, difícil, cansativa, mas até que foi uma campanha de bom nível, com críticas, mas sem violência."
José Haidar Farret, prefeito de Santa Maria

"Desejo sucesso ao novo prefeito. Me coloco a disposição dele, no esforço de construir uma cidade mais unida, onde se possam somar na mesma direção.¿
Cezar Schirmer, secretário de Segurança Pública do Estado e ex-prefeito de Santa Maria

"A gente respeita a democracia, a opinião das pessoas. Nós sabemos que foi apertada e nos resta agora torcer para que a cidade possa ir para a frente, conforme a proposta do candidato. E vamos cobrar todas as propostas de campanha. Nesse processo, saímos muito fortalecidos. Não é o resultado que gostaria de ter, trabalhamos para ganhar, vamos agora fiscalizar. Ele disse que iria reduzir o número CCs e, hoje, na TV, já falou que não. Vamos fazer uma oposição responsável, propositiva."
Luiz Carlos Fort (PT), presidente da Câmara de Vereadores

"É uma expectativa favorável. Um novo governo, qualquer que ganhasse, seria benéfico. Santa Maria estaria bem servida. Os dois candidatos têm trajetória política importante, ambos foram bem aprovados pela cidade. O que mais a gente precisa é que as associações comunitárias sejam ouvidas e seja dada a devida importância a elas. A prefeitura está com problemas financeiros, com pouca infraestrutura, bastante debilitada. Não vai ser fácil de administrar nos primeiros anos, mas é preciso ter esperança, pois povo sem esperança é povo sem futuro. Esperamos que a nova gestão venha para contribuir com a periferia da cidade. O novo prefeito também precisa do funcionalismo."
Rodrigo dos Santos, presidente da União das Associações Comunitárias (UAC)

"Da forma como aconteceu, mostra para quem ganhou, que além de dar seu melhor, tem metade da população que não o escolheu. Então, ele tem de provar que ele é o candidato que a cidade merecia ter. Tem também sua preocupação de que metade do eleitores vai ter a função fiscalização. Isso é positivo. Torço que o Jorge, pela sua juventude, que ele não queira ser só o gestor da cidade, mas o melhor prefeito de Santa Maria. Além de gerir, ele tem de unir a cidade, e transformá-la para que tenha um novo ciclo econômico. Eu estou otimista, e temos de ficar vigilantes. Ele é um político que não tem do que se falar de conduta pessoal, e que tem uma visão de futuro.
E foi bom a vitória assim para mostrar para a cidade que não tem ninguém garantido, que não tem rei garantido, para que possa dar o seu melhor. Nós, entidades, temos de liderar um movimento de não ser um boicote ao poder. Se o prefeito não for bem, a cidade não vai bem."
Ewerton Falk, presidente da CDL e ex-candidato a vice-prefeito pelo PDT

"É uma decisão democrática, a vontade da maioria da população foi expressada nas urnas. A universidade como instituição vai continuar buscando o caminho da interação mais estreita possível com a prefeitura. São duas instituições interdependentes e, independentemente de quem está no comando de ambas, a cooperação e a interação são absolutamente vitais."

Paulo Burmann, reitor da UFSM

"Hoje (segunda-feira) tivemos reunião com ele, para já começar a nos colocarmos como entidades, ele foi muito receptivo a sugestões e opiniões. Isso se mostrou positivo. Ninguém entende melhor do processo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano que os gestores do Sinduscon, e ele se demonstrou receptivo a ouvir. Essa intenção de construir algo cooperado, foi uma grata satisfação termos essa conduta, de querer trabalhar em conjunto e coordenando esse processo. 
Se ele puder coordenar as várias ações, nós vamos potencializar nossas ações e convergir para o desenvolvimento econômico. Ele deve focar nossas energias para o setor de tecnologia e inovação. Temos muitas iniciativas, como o Parque Tecnológico, a Agittec, incubadoras, as universidades, está mais do que na hora de colocar os setores produtivos trabalhando junto com as universidades. 
Sabemos que 2017 e os próximos anos serão difíceis para a economia como um todo, mas especialmente para as finanças públicas. O modelo atual está esgotado e não tem de onde tirar recursos, pois aumento de impostos não há hipótese alguma. Uma das soluções é conferir agilidade à dinâmica econômica, agilizando alvarás e licenças." 
Rodrigo Décimo, presidente da Cacism


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMConfira as vagas de empregos do Sine para sexta-feira em Santa Maria https://t.co/Ai8gZqju9u https://t.co/j6cYZavNOPhá 2 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMUFSM abre concurso para professor do Magistério em Santa Maria https://t.co/Vkep7DEYOT https://t.co/0wcMVcwKCNhá 22 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros