Valdeci (PT) e Jader (SD) afirmam que apoio não envolveu promessas de CCs ou de secretarias - Diário de Santa Maria

2º turno12/10/2016 | 14h03Atualizada em 12/10/2016 | 14h03

Valdeci (PT) e Jader (SD) afirmam que apoio não envolveu promessas de CCs ou de secretarias

Microempresário oficializou composição com candidatura petista na manhã de terça-feira

Valdeci (PT) e Jader (SD) afirmam que apoio não envolveu promessas de CCs ou de secretarias Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

A surpresa do primeiro turno da eleição a prefeito em Santa Maria, Jader Maretoli (SD), com 19,4 mil votos, já anunciou quem apoiará na eleição do próximo dia 30: Valdeci Oliveira (PT). Jader nunca ocupou um cargo eletivo e surpreendeu pela expressiva votação que lhe rendeu um quarto lugar no pleito. Ele passou, desde terça-feira, a ser o reforço mais valioso da candidatura de Valdeci.

A escolha pelo petista, segundo Jader, observou única e exclusivamente ¿compromissos programáticos¿. O anúncio foi comemorado e celebrado pelos petistas que miram obter uma fatia significativa da votação do microempresário ligado aos setores evangélicos. O acordo entre Jader e Valdeci foi selado na sede da campanha de Valdeci, na Rua Venâncio Aires, e contou com a presença de Valdeci, da vice Helen Cabral, de vereadores eleitos pela bancada petista e de militantes.

Rede Sustentabilidade define quem irá apoiar no 2º turno para a prefeitura de Santa Maria 

Jader rechaçou que tenha ido para o lado de Valdeci apenas por promessas de cargos ou de secretarias. Ele reiterou que a escolha por Valdeci ficou condicionada a um compromisso assumido – e assinado por Valdeci – ¿com sete pontos cruciais¿ do plano de governo de Jader (leia abaixo). Ao lado de Jader, o vereador eleito Alexandre Vargas (PRB) anunciou que se somará à candidatura de Valdeci. Tanto Jader quanto o estreante parlamentar sustentaram que a escolha por Valdeci ¿vai muito além da política¿.

– Estamos com Valdeci pela pessoa e pelo o que ele representa, um homem de origem humilde e que sabemos quem é – ponderou Jader.

PSB lança nota sobre apoio ao segundo turno à prefeitura de Santa Maria

A partir de agora, Jader passa a integrar a ¿linha de frente¿ da campanha e adianta que percorrerá cada rua de bairros, vilas e distritos do município:

– Nossa união demonstra que optamos por levantar a bandeira de Santa Maria e não a de interesses partidários. Vamos colocar lá (na prefeitura) quem realmente já fez e sabe o que fará pelos santa-marienses.

Elogios e composição

Valdeci não poupou elogios ao mais novo reforço e disse que Jader ¿foi a grande surpresa da eleição¿. O petista afirmou que, entre eles, há um alinhamento no que diz respeito a uma política voltada ao bem-estar das pessoas.

– A caminhada e o público que defendemos em muito se assemelham. Estamos, eu e o Jader, juntos numa caminhada que será exitosa.

PSD define quem irá apoiar no 2º turno para a prefeitura de Santa Maria

Jader deixou claro que ¿em momento algum¿ o apoio dele ficou condicionado a comprometimento com cargos. Jader negou que tenha pedido secretarias ou CCs em um eventual governo Valdeci.

– O Jader não nos pediu nada. Ele vem por entender que representamos um projeto de cidade e não de partidos – garantiu o petista.

Partido Verde define quem apoia para o segundo turno para a prefeitura de Santa Maria

Mas, como disse um bem humorado e realista petista, ¿ele terá, sem dúvida, o espaço dele¿ se o PT vencer no dia 30. A Rede, do vereador Jorjão, que apoiou Fabiano Pereira (PSB), também está com Valdeci.

PSDB também quer fatia dos eleitores de Jader

Se o PT levou o apoio de Jader Maretoli (SD) e do PRB, o PSDB de Jorge Pozzobom também corre atrás da fatia da candidatura evangélica. O presidente do PSDB local, Alexandre Lima, negocia com outros partidos que estavam na candidatura de Jader: PSC, PSL, PTN e PRTB.

– Nós vamos buscar o eleitor do Jader com propostas e não com barganhas e fisiologismo. Não nos preocupamos nem dimensionamos isso (sobre apoio de Jader a Valdeci), até porque se transferência de voto fosse algo que, de fato, se concretizasse, o Schirmer e o Farret teriam eleito o candidato deles (em referência a Fabiano Pereira, do PSB, que ficou em terceiro na disputa) – provoca Alexandre Lima.

PMDB seletivo

Os tucanos ainda esperam para hoje o comunicado oficial do apoio de dois nomes importantes do PMDB santa-mariense: Magali Marques da Rocha, que foi vice de Fabiano Pereira (PSB), e do vereador e presidente da sigla, Cezar Gehm.

Ao mesmo tempo, o PMDB anunciou, ainda na segunda-feira, que se manterá neutro na disputa de segundo turno. O presidente local dos tucanos projeta que, nos próximos dias, deverá ser anunciada as adesões dos vereadores eleitos pelo PMDB, como Adelar Vargas, Dr. Francisco Harrison e Marta Zanella.

Em caso de uma vitória de Pozzobom na eleição do dia 30, o tucano contabilizaria 13 vereadores. Ou seja, quase 2/3 dos 21 parlamentares eleitos para a legislatura 2017-2020.

PDT nem tão neutro

Apesar da tendência de o PDT manter-se neutro, o empresário Ewerton Falk, que foi vice de Marcelo Bisogno, deve abrir, ainda nesta semana, apoio a Jorge Pozzobom. O mesmo é esperado da vereadora Luci Tia da Moto. Porém, a posição oficial do partido, anunciada ontem à noite em reunião da sigla, é de neutralidade e não apoiar nenhum dos dois candidatos.

Os termos

Confira, abaixo, os sete itens do acordo firmado entre Jader e Valdeci para o apoio à candidatura petista:

– Viabilizar escola de turno integral de forma gradual
– Renovação do contrato com a Corsan investindo em parte na saúde
– Criação da Secretaria de Segurança Pública
– Agilidade na liberação de alvarás
– Pagamento do piso salarial dos professores de forma gradativa
– Postos de saúde com terceiro turno
– Criação do mercado público municipal

A situação de cada partido e os rumos na reta final do segundo turno:

Definidos

– Rede, SD e PRB abriram apoio a Valdeci (PT)z PV, PSD e PTB abriram apoio a Pozzobom (PSDB)

Indefinidos

– PSol definirá nos próximos dias
– PSC, PSL, PTN, PRTB ainda não se decidiram

Neutro

– PSB, PPL, PMDB e PDT decidiram não apoiar nenhuma das candidaturas. PTC também deve ficar neutro



 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPelos trilhos, chegou o samba em Santa Maria https://t.co/sVGmCS0tNY https://t.co/ICHoOh2gYmhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros