Três municípios da Região Central adotam turno único para economizar - Diário de Santa Maria

Orçamento apertado20/10/2016 | 09h41Atualizada em 20/10/2016 | 09h41

Três municípios da Região Central adotam turno único para economizar

Administrações tentam não fechar o ano no vermelho

Três municípios da Região Central adotam turno único para economizar Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Três prefeituras da região central do Estado – Formigueiro, Silveira Martins e Faxinal do Soturno – adotaram o turno único no atendimento das repartições públicas municipais como forma de economizar e tentar não fechar o ano com as contas no vermelho.  

Faxinal do Soturno e Silveira Martins começam turno único nesta segunda 

Isso significa reduzir as atividades do Executivo Municipal com o objetivo de economizar nas contas básicas, como água, luz e telefone. Serviços essenciais são mantidos, como os de educação e saúde.

Inflação desacelera em Santa Maria pelo segundo mês consecutivo

Conforme o prefeito de Formigueiro, Gildo Bortolotto (PMDB), "faltam entre R$ 100 mil e R$ 150 mil" no caixa para fechar as contas de 2016 em dia.

– Já diminuímos o número de prestadores de serviços, estagiários, CCs e encerramos contratos emergenciais – relata.

Etanol dispara e preço da gasolina reduz em apenas quatro postos de Santa Maria

Ele diz que, mês a mês, diminuem os repasses feitos pelos governos Estadual e Federal, então, essas medidas são necessárias para que seja possível manter o planejamento previsto para o ano.

– Ainda assim, não sei se vai ser possível equilibrar (as contas) até o fim do ano. Se chegarmos no zero a zero já está muito bom – admite Bortolotto.

Pelo menos 24 instituições do Estado oferecem vagas em vestibulares

A situação se agravou por conta da chuva que atingiu o município. Houve estragos em estradas e nas lavouras. O valor do prejuízo ainda é contabilizado. Bortolotto prevê economizar pelo menos 15% até o fim do mandato com a adoção do turno único.

Vereadores decidem seguir com investigação de denúncia contra Farret

Faxinal do Soturno e Silveira Martins também adotaram a medida e enfrentam situação semelhante a de Formigueiro. A ideia é reduzir até 30% dos custos em Faxinal do Soturno e até 5% em Silveira Martins.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMConfira as vagas de empregos do Sine para sexta-feira em Santa Maria https://t.co/Ai8gZqju9u https://t.co/j6cYZavNOPhá 2 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMUFSM abre concurso para professor do Magistério em Santa Maria https://t.co/Vkep7DEYOT https://t.co/0wcMVcwKCNhá 22 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros