Propaganda eleitoral para o segundo turno é retomada na televisão - Diário de Santa Maria

Santa Maria13/10/2016 | 15h30Atualizada em 13/10/2016 | 15h30

Propaganda eleitoral para o segundo turno é retomada na televisão

Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB) elevaram o tom e trocaram provocações

Propaganda eleitoral para o segundo turno é retomada na televisão Germano Rorato/Agência RBS
Foto: Germano Rorato / Agência RBS

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão foi retomada na quarta-feira, na primeira disputa pela prefeitura de Santa Maria que será decidida em segundo turno. No primeiro programa, tanto Valdeci Oliveira (PT) quanto Jorge Pozzobom (PSDB) agradeceram pela votação obtida e elevaram o tom. 

Alunos de 9 a 11 anos falam o que pensam sobre política e são analisados por especialistas

O petista, na largada, não perdeu a oportunidade de dizer que ¿é candidato a prefeito, e não a milagreiro¿. Pozzobom, por sua vez, manifestou agradecimento pela votação conquistada e alfinetou o adversário ao dizer que ¿toda mudança gera críticas de quem quer se manter no passado, fazendo o que sempre fez¿. 

VÍDEO: no Dia das Crianças, os pequenos revelam o que pensam sobre universo da política

Até o dia 27, quando se encerra a propaganda eleitoral, eles devem se digladiar em um embate cada vez mais aberto, a exemplo da troca de farpas protagonizada pela dupla no programa especial de entrevista da Rádio Gaúcha, no último dia 6. 

Partidos intensificam apoios e arranjos às candidaturas de Valdeci e de Pozzobom em Santa Maria 

 A partir de agora, a tendência é de um acirramento com acusações e críticas mais contundentes ao plano de governo do adversário. Confira, abaixo, o teor do programa da tarde de quarta-feira, veiculado das 13h às 13h10min, em que cada candidato teve cinco minutos de propaganda.

Valdeci diz não ser ¿afoito¿

O primeiro a aparecer foi Valdeci Oliveira (PT) que foi anunciado como ¿o prefeito de verdade que Santa Maria precisa¿. Valdeci agradeceu pela confiança dos santa-marienses que lhe asseguraram vitória no primeiro turno – com 43.746 votos. Segundo ele, a votação foi um reconhecimento da sociedade que quer um ¿projeto generoso que busca retomar o desenvolvimento e a inclusão social¿. Valdeci afirmou que seguirá dizendo o que, de fato, pode ser feito nos próximos quatro anos, em um eventual governo. Ele assegura ter experiência e ousadia, mas sem ser ¿afoito¿ – em uma alfinetada a Pozzobom, que já fez uso da mesma palavra em um pleito a deputado.

Foto: Reprodução / Reprodução

Valdeci diz que, neste segundo turno, há apenas duas opções: ¿uma renovação que só existe na propaganda da televisão¿ ou ¿um novo caminho com base sólida (...) que fez Santa Maria gerar oportunidades para todos entre 2001 e 2008¿. O programa aborda ainda a temática da educação, no qual é apresentado o relato da primeira diretora da Escola Municipal Adelmo Simas Genro, construída em 2004, na gestão do petista, no bairro Nova Santa Marta, região oeste da cidade. A educadora destaca que, naquele período, a escola vivenciou uma experiência ¿com uma administração pública, democrática e participativa¿.

O 12 de outubro, data de Nossa Senhora Aparecida e também Dia da Criança, foi lembrado no programa. Em um quadro chamado ¿Jornal de Verdade¿, a repórter cita que, em 2004, Valdeci foi escolhido ¿Prefeito Amigo da Criança¿, prêmio concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

A campanha, a exemplo do primeiro turno, segue fazendo uso do joão-de-barro, o pássaro operário. A estrela do partido segue não aparecendo. O laço de prevenção ao câncer de mama, em referência ao Outubro Rosa, apareceu. O programa termina com imagens de Valdeci e da vice Helen em meio à população com o jingle da campanha. Na propaganda, pessoas pedem o retorno do petista.

Pozzobom fala em ¿virar a página¿

Em tom de agradecimento, Jorge Pozzobom (PSDB) utiliza o momento inicial da propaganda para retribuir ¿cada apoio, sorriso, cada boa sorte, aperto de mão e gesto de confiança¿ pelos 43.037 votos conquistados. O tucano afirma que a votação obtida representa um voto de confiança a ¿um projeto para renovar Santa Maria¿ e que ¿supera os problemas do presente e do passado¿. O político afirma que manterá a mesma postura: a ¿de sempre falar a verdade e com muita responsabilidade¿.

Foto: Marcelo Martins / Ageência RBS

Na sequência, o tucano direciona a sua fala àqueles que votaram em outro candidato – no primeiro turno foram, ao todo, oito candidaturas – e pede que esses eleitores deem a ele um voto de confiança. Pozzobom também lembra os votos brancos e nulos e reitera que precisa de uma chance junto a esses votantes. O tucano sustenta que o projeto que ele representa aponta para ¿um caminho verdadeiramente novo, diferente do passado, diferente do presente¿ e acrescenta que é chegado o momento de ¿virar a página e construir a Santa Maria que queremos para o nosso futuro¿.

Na sequência, vem uma série de imagens em preto e branco que mostram o Guarani-Atlântico (destelhado no vendaval do ano passado), praças com brinquedos em condições precárias, a inacabada obra do centro de eventos e problemas de pavimentação e de iluminação. Tudo isso é mostrado, e a voz de uma mulher diz que ¿Santa Maria não pode voltar ao passado¿ e complementa com ¿Santa Maria precisa trilhar um novo caminho¿.

O tucano, em referência a Valdeci, diz que ¿toda mudança gera críticas de quem quer se manter no passado, fazendo o que sempre fez¿. Fala que ¿é mudando que a cidade se transforma¿ e sentencia: ¿nossa cidade está parada no tempo¿. Diz que representa um modelo novo de gestão e o programa traz, no final, relatos da senadora Ana Amélia Lemos (PP) e de Simone Leite, presidente da Federasul, que dizem que Pozzobom é capacitado e que tem ¿diálogo¿ com o governo federal. 

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 11 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 11 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros