Pozzobom e Valdeci participam de entrevista na Rádio Guaíba, em Porto Alegre   - Diário de Santa Maria

2º turno18/10/2016 | 20h40Atualizada em 18/10/2016 | 20h40

Pozzobom e Valdeci participam de entrevista na Rádio Guaíba, em Porto Alegre  

Sem muitos críticas, falas dos prefeituráveis foram voltadas para a explanação de projetos

Nesta terça-feira, os candidatos à prefeitura de Santa Maria tinham como compromisso um debate na Rádio Guaíba, em Porto Alegre. No entanto, o debate foi substituído por uma entrevista, pois o candidato pelo PT, Valdeci Oliveira, não chegou a tempo do compromisso. Assim, Jorge Pozzobom (PSDB) foi o primeiro a falar, e Valdeci, que chegou cerca uma hora depois, também participou. Sem grandes críticas, as entrevistas foram destinadas a explanar os projetos dos candidatos.

Vereadores decidem seguir com investigação de denúncia contra Farret

A entrevista foi realizada no programa Esfera Pública. Pozzobom, antes de responder às perguntas, agradeceu aos votos que recebeu. A primeira questão foi sobre qual projeto será prioritário se eleito. O tucano disse que irá contratar, emergencialmente, 50 médicos, 50 técnicos de enfermagem e 50 enfermeiros para executar o ¿mutirão fila zero¿. Destacou que irá retirar R$ 1,5 milhão do gabinete do prefeito para investir na saúde e que irá recuperar as áreas físicas dos postos, com de parcerias público-privadas.

"Mais 90 dias, no mínimo", diz Schirmer sobre a Força Nacional de Segurança no RS

Na área da segurança, disse que não criará Secretaria de Segurança Pública, mas que irá executar um plano de segurança e propor que empresas, que tenham câmeras de segurança, sejam interligadas à BM para o monitoramento. O candidato ainda falou sobre o projeto Poupa Tempo Santa Maria, para dar agilidade na liberação dos alvarás.

Nova empresa de iluminação pública adia início dos serviços em Santa Maria


Pozzobom ainda destacou os apoios no 2º turno, citando Jader Maretoli, que concorreu à prefeitura e que apoia Valdeci. O tucano afirmou que Jader tentou negociar apoio, mas Pozzobom garantiu que não negocia cargos e secretarias.

– Meu debate, desde o início, foi com propostas para resolver os problemas de Santa Maria. O compromisso que estamos propondo é trabalhar com seriedade – disse o candidato.

A vez de Valdeci

Valdeci, ao chegar, pediu desculpa pelo atraso, e justificou que saiu de Santa Maria no mesmo horário de sempre, mas que a chuva dificultou a viagem. Ele também agradeceu os votos recebidos e citou o fato de já ter sido prefeito e ter experiência. Sobre a medida prioritária, Valdeci disse que mudará o gabinete do prefeito, do prédio da SUCV para o Centro Administrativo, para trabalhar de perto com secretarias e servidores.

Na questão da segurança, diferentemente de Pozzobom, disse que irá criar uma Aecretaria de Segurança e que implementará o policiamento comunitário. Na área da saúde, prometeu que irá rearticular a rede de saúde, ampliando o número de Estratégias de Saúde da Família, além de implantar unidades que atendam até as 22h. Ele ainda citou as ações que desenvolveu na saúde quando foi prefeito.

Valdeci também disse que pretende retomar a Secretaria de Captação de Recursos e que irá dialogar com qualquer governo. O petista foi questionado quanto a vagas em creches, e afirmou que vai reconstruir as creches que hoje estão paradas, além de implantar o turno integral nas escolas, a começar pela Leonel Brizola.

– Estamos muito tranquilos, pois o trabalho que nós fizemos lá atrás nos dá credibilidade e a certeza do que temos que fazer. Se assumirmos no dia 2, já sei por onde começar – disse Valdeci.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPelos trilhos, chegou o samba em Santa Maria https://t.co/sVGmCS0tNY https://t.co/ICHoOh2gYmhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros