Partidos intensificam apoios e arranjos às candidaturas de Valdeci e de Pozzobom em Santa Maria  - Diário de Santa Maria

Eleições 201611/10/2016 | 08h32Atualizada em 11/10/2016 | 08h33

Partidos intensificam apoios e arranjos às candidaturas de Valdeci e de Pozzobom em Santa Maria 

Das 19 siglas que perderam no primeiro turno, sete já se posicionaram  

Partidos intensificam apoios e arranjos às candidaturas de Valdeci e de Pozzobom em Santa Maria  Germano Rorato/Agência RBS
Foto: Germano Rorato / Agência RBS

Dos 19 partidos que perderam a majoritária no primeiro turno, sete já oficializaram suas posições para o segundo turno. Apenas quatro declaram apoio a Valdeci Oliveira (PT) ou a Jorge Pozzobom (PSDB) nesta etapa do pleito, os demais liberaram seus filiados para decidir entre os dois prefeituráveis. O tom é de cautela e de reserva entre quem está à frente dos arranjos e dos acordos. 

Candidatos à prefeitura de Santa Maria respondem 20 questões sobre diferentes temas

Representantes de Valdeci e Pozzobom afirmam que não negociam apoio por troca de secretarias e CCs. Já nos bastidores, a prática é uma só: "quem der mais, leva apoio". A candidatura de Valdeci, que obteve 709 votos de vantagem para a de Pozzobom, deve anunciar nesta terça-feira um novo apoio. As especulações dão conta que o nome a ser anunciado deva ser o de Jader Maretoli (SD), que mesmo nunca ter ocupado um cargo eletivo, surpreendeu ao ficar em 4º lugar na disputa a prefeito, com os 19,4 mil votos.

PSD define quem irá apoiar no 2º turno para a prefeitura de Santa Maria

Genil Pavan, que coordena a campanha de Valdeci, não confirma a informação, apenas que "haverá um anúncio de apoio". E ressalva que "em momento algum, os apoios se dão no âmbito de composição de governo".Até esta segunda-feira, o petista conseguiu o apoio oficial da Rede Sustentabilidade – que estava com Fabiano Pereira (PSB), que ficou em 3º lugar no primeiro turno. A candidatura de Pozzobom abocanhou, nos últimos dias, mais três apoios: PV, PSD e, o PTB – todos remanescentes da chapa de Fabiano. Os petebistas anunciaram, nesta segunda-feira, apoio a Pozzobom. O presidente do PSDB, Alexandre Lima, afirma que tem mantido o diálogo com todas as siglas. Contudo, ele adianta "não negocio apoio de quem faz uso do toma-lá-dá-cá".

PSB lança nota sobre apoio ao segundo turno à prefeitura de Santa Maria

PDT deve definir hoje

Quinto colocado no pleito da majoritária, o vereador Marcelo Bisogno (PDT), que fez 12,5 mil votos, havia anunciado, na semana passada, que ele Jader apoiariam o mesmo candidato desde que assumisse quatro itens comuns ao plano de governo deles. 

Partido Verde define quem apoia para o segundo turno para a prefeitura de Santa Maria

Porém, ainda na segunda, Bisogno admitiu que tal acordo só seria selado se houvesse o aval do PDT e do SD. 

Marcelo Bisogno e Jader Maretoli devem apoiar o mesmo candidato no segundo turno em Santa Maria

– Disse para ele (Jader), toca a tua posição partidária, que vou fazer o mesmo – disse Bisogno, acrescentado que já foi procurado pelo PT, mas não pelo PSDB. 

Rede Sustentabilidade define quem irá apoiar no 2º turno para a prefeitura de Santa Maria

Para esta terça-feira, às 19h, o PDT deve definir uma posição oficial para o segundo turno.

Cenário nos bastidores

Após o desempenho surpreendente no primeiro turno, Jader Maretoli (SD) ganhou protagonismo no segundo turno. A decisão de apoio de Jader inclui o Solidariedade os demais seis partido da coligação do primeiro turno. Os bastidores dão conta de que teria havido negociação envolvendo secretarias. 

O Diário tentou ligar por mais de oito vezes para o candidato, entre o começo da tarde e à noite. Por mensagem, ele respondeu à reportagem, na noite de segunda, negando qualquer tipo de negociação em troca de cargos, e disse que "não é esse tipo de política que faz". 

Outros partidos, que fecharam tanto com Valdeci quanto com Pozzobom e com representação no Legislativo em 2017, esperam contar com a generosidade de quem for eleito. 

Campanha no Legislativo

Entre os vereadores eleitos, Pozzobom leva vantagem por abarcar mais siglas: PSDB, DEM, PP, PSD e PTB. No total, tem 10 parlamentares para engrossar a campanha tucana. Já Valdeci, tem o apoio de cinco vereadores eleitos: quatro do próprio PT e um da Rede. 

Foto: Arte Paulo Ricardo Silva / DSM


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPelos trilhos, chegou o samba em Santa Maria https://t.co/sVGmCS0tNY https://t.co/ICHoOh2gYmhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros