O que muda na Câmara de Vereadores de Santa Maria com os novos eleitos - Diário de Santa Maria

Eleições 201603/10/2016 | 09h05Atualizada em 03/10/2016 | 09h05

O que muda na Câmara de Vereadores de Santa Maria com os novos eleitos

Dos total, 11 já foram vereadores e 10 marcarão sua estreia no Legislativo em 2017

O que muda na Câmara de Vereadores de Santa Maria com os novos eleitos Germano Rorato/Agencia RBS
Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

No domingo, foram conhecidos os nomes que ocuparão a Câmara pelos próximos quatro anos. Dos 21 eleitos, 11 são parlamentares que já foram vereadores (10 reeleitos e um que retornou à Casa) e 10 que marcarão sua estreia na Câmara (veja quadro). Dos 15 que tentaram a reeleição, Anita Costa Beber (PR), Cezar Gehm (PMDB), Dr. Tavores (PSDB), Isaias Romero (PMDB) e João Kaus (PMDB) não conseguiram. 

Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobom disputarão o segundo turno na cidade

Na comparação com a última eleição, os números totais de votos destoam: neste ano, o mais votado foi Luciano Guerra (PT), com 4.215 votos. Em 2012, Marcelo Bisogno (PDT) teve 8.713 votos. Os demais eleitos neste ano tiveram menos votos que os de 2012.

Maioria dos candidatos não se reelegeu na Região Central

Segundo o professor da Unipampa, Guilherme Howes, essa diferença pode ser explicada por três motivos: possível descontentamento com a atual legislatura, a não candidatura de tradicionais puxadores de votos e a falta de identificação dos candidatos com seus partidos.

– Como os puxadores de votos da última eleição não concorreram, os votos deles se pulverizaram mais e há pouca distância de votos. E o que a gente percebe é que nenhum dos candidatos usou a sigla do partido como uma identificação forte. O número, que antes carregava o candidato e agregava capital eleitoral, agora tira, sobretudo nos envolvidos em casos de corrupção. E isso distribuiu os votos – pontua Howes. 

Segundo ele, o que se percebe da nova legislatura é que não há nenhum ¿personagem¿ eleito nem candidatos pitorescos:

– Podemos dizer que não temos nenhum Tiririca na Câmara, e isso é muito bom. Eles parecem que entraram com algum propósito, com pautas particulares. Eu arriscaria dizer que é uma bancada mais representativa da multiplicidade da cidade. 

 As mudanças

Dos atuais 21 vereadores, seis não concorreram: Bisogno (PDT), Cechin (PP) e Werner (PPL) disputaram a majoritária. Já Luiz Carlos Fort (PT), Sandra Rebelato (PP) e Paulo Airton Denardin (PP) desistiram.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMBom dia! Faz 20°C. Máxima de 32°C de tarde. De noite, cai para até 24°C. Há chances de chuva para todo o dia. A cap… https://t.co/FmsCwGA2yhhá 48 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM7 opções para aproveitar a terça-feira em Santa Maria https://t.co/0n8iuPIqRV https://t.co/PPnFD4pbDHhá 16 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros