Na terceira disputa à prefeitura, Valdeci Oliveira (PT) conhece a derrota - Diário de Santa Maria

Eleições 201630/10/2016 | 22h33Atualizada em 30/10/2016 | 22h33

Na terceira disputa à prefeitura, Valdeci Oliveira (PT) conhece a derrota

Petista acompanhou a apuração no comitê de campanha, junto com a família e apoiadores

Na terceira disputa à prefeitura, Valdeci Oliveira (PT) conhece a derrota Germano Rorato/Agencia RBS
Durante toda a apuração, Valdeci se manteve sério e preocupado, pois via Pozzobom abrir mais de 2,9 mil votos de vantagem. Só ficou esperançoso nos minutos finais, quando diferença caiu Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Foram 226 votos que determinaram a derrota de Valdeci Oliveira (PT) na corrida à prefeitura. E a pequena diferença nos votos deu o tom de todo o momento da apuração: ânimos acalorados, olhares nervosos e expressões que variavam da tristeza à esperança.

Em apuração apertada, Pozzobom vence com 226 votos de diferença

Durante a apuração, que ocorreu no comitê de campanha, na Rua Venâncio Aires, Valdeci permaneceu boa parte do tempo na mesma posição: com um braço cruzado, o outro apoiando o queixo e com os olhos sempre atentos ao telão, onde o site do TSE, que era atualizado a todo instante, trazia o placar da disputa. O petista não esteve à frente da votação em nenhum momento, e permaneceu todo o tempo com uma expressão séria, mas que demonstrava tranquilidade. Eventualmente, soltava um suspiro ou tremulava a perna.

Os desafios que o novo prefeito de Santa Maria terá pela frente


As expressões dos apoiadores, que lotaram o comitê, mudavam conforme se alternavam os números da apuração. Quando a diferença nos votos caiu para apenas 108, os apoiadores explodiram em gritos de ¿Volta, Valdeci!¿. Dali em diante, a tensão aumentava a cada urna contabilizada. Durante todo o momento, a vice Helen Cabral, o irmão, o vereador Valdir Oliveira, e o vereador Luciano Guerra, permaneceram ao lado de Valdeci. Com frases positivas, permaneciam confiantes na virada do placar até o último momento.

Prático e acelerado, o novo prefeito é devoto dos pais e da família

No entanto, a vitória não chegou para o petista e, quando a derrota se confirmou, Valdeci passou a abraçar os coordenadores de campanha, a família e Helen. Quando saiu o resultado, militantes continuaram gritando o nome do petista. Após o anúncio da derrota, Valdeci fez breve discurso aos militantes. Aproveitou para agradecer os votos e o apoio da família e de partidários e eleitores. Disse que gostaria de estar fazendo um discurso de vitória, mas que ¿a diferença de 200 e poucos votos é quase uma vitória¿.

– Qualquer derrota, logicamente, que nos abala, que nos traz angústia. Mas a gente não pode sair daqui de cabeça baixa. Que a gente saia de cabeça erguida, com orgulho da missão cumprida. Que a gente saia daqui com a coisa mais importante da vida de cada um de nós, que é a dignidade. Nós tivemos dignidade nessa campanha eleitoral, nós não fizemos nenhum tipo de proposta que não fosse dentro da ética e dentro do nosso programa – destacou Valdeci.

Cobranças a Pozzobom

O petista afirmou ser difícil avaliar o que o levou à derrota, mas destacou que os votos brancos, nulos e as abstenções fizeram diferença no resultado. Sobre uma nova candidatura, Valdeci disse que o momento agora é para aproveitar a família e os amigos, e que continuará trabalhando como deputado.

O petista ressaltou que irá cobrar todas as ações prometidas por Jorge Pozzobom (PSDB).

– Acho que a gente fez o máximo possível. Eu tenho muito orgulho de eu, a Helen e toda a nossa equipe, podermos sair dessa eleição de cabeça erguida. Poder andar em qualquer canto dessa cidade sem ter nenhum tipo de constrangimento, pelo contrário, de ter orgulho de ter participado desse processo. E, se não ganhamos, foi por detalhe. E na vida, os detalhes, às vezes, eles vêm para propor uma reflexão. Desejo ao meu adversário êxito e, logicamente, que eu, junto com todos os meus vereadores, vou cobrar aquilo que ele se propôs e prometeu na campanha eleitoral – ressaltou o petista.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMQuanto custa o sorvete na área central de Santa Maria https://t.co/Xfpfj2nX6p https://t.co/ccrGap9fsehá 5 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPor que está difícil encontrar o suspeito de cometer chacina em Pinhal Grande https://t.co/Wz6zXMAcC2 https://t.co/0uBCRnNHkyhá 1 horaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros