Na disputa mais acirrada do Brasil, foi Pozzobom (PSDB) quem levou a melhor à prefeitura de Santa Maria - Diário de Santa Maria

Eleições 2016 30/10/2016 | 22h42Atualizada em 30/10/2016 | 22h42

Na disputa mais acirrada do Brasil, foi Pozzobom (PSDB) quem levou a melhor à prefeitura de Santa Maria

Diferença de 226 votos é equivalente ao número de eleitores aptos a votar na urna do Lar de Joaquina 

Na disputa mais acirrada do Brasil, foi Pozzobom (PSDB) quem levou a melhor à prefeitura de Santa Maria Maiara Bersch/Agencia RBS
Jorge Pozzobom abraça o vice Sergio Cechin (PP) Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Na eleição à prefeitura de Santa Maria, o ineditismo acompanhou todo o pleito, desde a quantidade recorde de candidatos no primeiro turno (8 no total) até a diferença de votação no segundo (226 votos). Foi a disputa mais acirrada em segundo turno em todo o país, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Jorge Pozzobom (PSDB) venceu Valdeci Oliveira (PT) com uma diferença que equivale ao número de eleitores aptos a votar em uma única urna, como a da seção 0316, no Lar de Joaquina, na Avenida Presidente Vargas, que abriga 236 votantes. 

Em apuração eletrizante e apertada, Jorge Pozzobom vence com pequena vantagem no final

A apuração foi marcada pela apreensão e emoção dos comitês dos dois candidatos. Pozzobom (PSDB) era a expressão do que foi a apuração. A partir das 17h, não sentou mais na sala da casa dos pais – Albino e Maria Thereza. O tucano estava inquieto, andava de um lado para o outro dentro da sala e oscilava entre momentos de confiança e de dúvida. A pedido da assessoria dele, a imprensa ficou em um espaço ao lado.

Prático e acelerado, o novo prefeito é devoto dos pais e da família

Junto da família – da esposa Janice, 39, e das filhas Victória, 10, e Rafaela Melchiors, 19 – e de apoiadores e de coordenadores de campanha, Pozzobom olhava fixamente para o computador, onde o resultado da eleição era atualizado constantemente. Até que viesse a consagração das urnas, às 18h41min, com uma diferença de apenas 226 votos para o seu oponente, o tucano viveu momentos de apreensão. 

Às 18h18min, abriu uma ampla vantagem para o petista: 2.919 votos (com 85% dos votos apurados). Oito minutos depois, Pozzobom parecia reviver um pesadelo, o mesmo de quatro anos atrás, quando ele perdeu a disputa a prefeito e acabou em terceiro lugar. A diferença caiu para 108 votos às 18h26min. O político carregava o semblante da incredulidade e do medo. O cenário era tão tenso que o pai dele, o seu Albino, passou mal, e um médico foi vê-lo, já que o idoso ficou com a pressão alterada. 

Mas 15 minutos depois, vieram o alívio e a redenção. Enfim, o resultado da eleição foi conhecido. Da sala onde estava, a explosão e um grito incontido:

– Acabou, vencemos!

Visivelmente emocionado, Pozzobom chorou e foi nos braços da família que comemorou. Após se recompor, falou à imprensa:

– A velha política do PT tentou desconstruir a minha história e a imagem da minha família. Mas a resposta veio nas urnas.

E fez uma provocação ao derrotado:

– O candidato Valdeci do PT se vangloriou durante muito tempo de que havia vencido a eleição. Mas venceram, sim, a verdade e a responsabilidade.

Já sendo chamado de prefeito, o ainda deputado Pozzobom fala que o momento, agora, é de fazer com que o município volte a se desenvolver:

– Santa Maria é uma só, ninguém vai nos dividir.

Valdeci avalia

Do lado derrotado, Valdeci, que até então nunca tinha perdido uma disputa à prefeitura, comentou o resultado do pleito:

– Sem dúvida, a gente sente, mas perdemos com dignidade. A população optou por outro caminho, e espero que seja o melhor.

O petista disse que seguirá trabalhando para ajudar a cidade enquanto deputado. Até o último pleito municipal, em 2012, Santa Maria ainda não havia ultrapassado o número mínimo de 200 mil eleitores necessários para ter segundo turno. 

Entre as 57 cidades que tiveram segundo turno no país, a cidade é a que tinha o menor número de eleitores.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros