Maioria não se reelegeu na Região Central - Diário de Santa Maria

Eleições 201602/10/2016 | 22h57Atualizada em 02/10/2016 | 22h57

Maioria não se reelegeu na Região Central

Dos 15 candidatos que tentavam a reeleição somente cinco conseguiram

Maioria não se reelegeu na Região Central Arami Fumaco/Especial
Em Santiago, Tiago Gorski (PP), primo em segundo grau do ex-deputado Francisco Gorski, o Chicão, venceu o pleito  Foto: Arami Fumaco / Especial
Diário de Santa Maria
Diário de Santa Maria

A maioria dos prefeitos da Região Central que tentou reeleição acabou não conseguindo o segundo mandato. Das 15 que tinham candidatos nessa situação, somente cinco conseguiram garantir a continuidade à frente das cidades.

Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobom disputarão o segundo turno em Santa Maria

A apuração dos votos foi rápida na maioria das cidades. A primeira a encerrar foi Silveira Martins, às 17h55min. O candidato eleito foi Fernando Cordero (PMDB), com 1.160 votos, 60,13% do total de 1.929 votos válidos. Houve 42 nulos e 31 brancos. Mata terminou  logo depois, às 18h06min, vencendo Sergio (PP), com 49,03%, 1.749 votos.

Conheça os 21 vereadores eleitos em Santa Maria

Se a velocidade na apuração marcou o pleito em Silveira Martins, não se pode dizer o mesmo de Nova Esperança do Sul, o último município a conhecer o futuro prefeito.

Em São Vicente do Sul, o candidato que venceria a eleição, com 33 votos de diferença, está com a candidatura indeferida pela Justiça, e o caso está em fase de recurso. Se a decisão for revertida, Jorge Valdeni Martins (PTB) assumirá a prefeitura. A Justiça também pode determinar novas eleições na cidade porque o outro candidato, Fernando Pahim (PP), teve 2.808 votos, menos da metade dos votos válidos (5.999).

Caso semelhante pode ter ocorrido em Jaguari, onde Roberto Carlos Boff Turchiello (PMDB, aparece como eleito com 3.250 votos). Porém, o número de nulos ficou em 3.376 votos. Isso porque, nos nulos, estão considerados os votos que Ivo Patias (PDT) recebeu e não foram computados, já que ele, ou seu partido, constam com situação de pendência na Justiça Eleitoral.

PP conquista 14 cidades
Na conta dos partidos com mais prefeituras na região, o PP manteve a liderança, com 14 eleitos, um a mais do que em 2012. Em segundo lugar, ficou o PMDB, com nove prefeituras.

Novo Gorski em Santiago
Em Santiago, o sobrenome Gorski volta ao comando do Executivo. Tiago Gorski Lacerda (PP), primo em segundo grau do ex-deputado estadual José Francisco Gorski (PP), morto em acidente de trânsito na BR-287, em 2011, concorreu pela primeira vez neste ano e venceu com a larga margem de mais de 7 mil votos em relação ao segundo colocado, Guilherme Bonotto Behr (PSD), que teve 10.658 votos. A vantagem se evidencia ainda mais se for considerado que o PP foi de chapa pura, e Behr fazia parte de uma coligação de nove partidos.

– É pelo contexto de renovação nacional que a política está passando. A população não quer mais saber de políticos tradicionais. Sou o prefeito mais jovem da história de Santiago. Também a tradição da família que muito fez pela cidade – disse Tiago Gorski, ontem, em meio à comemoração.

A única cidade da região com um candidato, Ivorá, elegeu Ademar Valentim Binotto (PP) com 1.256 votos. Nas próximas três páginas, confira a votação de todos os candidatos a prefeito da região e curiosidades do pleito.


Prefeituras governadas pelo...
PP _ 14
PMDB _ 9
PDT _ 6
PT _ 3
PTB _ 2
PSB _ 1
PSD _ 1
PSDB _ 0
*Não estão computados São Vicente do Sul e Jaguari cujos casos estão na Justiça e podem ter resultado diferente

Maioria não conseguiu a reeleição
Reeleitos _ 5
Não se reelegeram _ 5

Cidades em que o prefeito se reelegeu
Agudo
Cruz Alta
Itacurubi
Rosário do Sul
Tupanciretã

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Soldiers vence Snakes, conquista o título da Copa RS e garante a hegemonia gaúcha em 2016: https://t.co/T6YlRR6Y4s @smsold…há 7 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros