Justiça Eleitoral considerou eleição tranquila em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Corrida eleitoral03/10/2016 | 19h05Atualizada em 03/10/2016 | 19h06

Justiça Eleitoral considerou eleição tranquila em Santa Maria

Juiz Afif Jorge Simões Neto será responsável pela prestação de contas dos candidatos

Justiça Eleitoral considerou eleição tranquila em Santa Maria Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação
Diário de Santa Maria
Diário de Santa Maria

Depois de uma campanha tranquila, com pouco mais de 30 denúncias, o dia da eleição também foi considerado tranquilo pela Justiça Eleitoral nos quatro municípios de abrangência das zonas eleitorais 135, 41 e 147: Santa Maria, Itaara, São Martinho da Serra e Silveira Martins.

Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobom disputarão o segundo turno

Na avaliação do juiz eleitoral Afif Jorge Simões Neto, da zona 135, um caso que chamou a atenção foi uma forma velada de boca de urna utilizada em Itaara. Alguns motoristas deixaram carros adesivados com propaganda eleitoral perto dos locais de votação. A partir da denúncia, a Justiça publicou uma portaria que determinou uma medida administrativa de que os veículos encontrados nessa situação e cujos donos não fossem localizados seriam guinchados. Não há informação de guinchamentos efetuados.

O que muda na Câmara de Vereadores com os novos eleitos

Além disso, na esfera criminal, houve apenas uma denúncia em Santa Maria. Uma candidata à vereadora foi detida e levada à sede da Polícia Federal para prestar esclarecimentos. Ela estaria distribuindo santinhos na Escola Castro Alves, no bairro Perpétuo Socorro. Como não havia testemunhas e nem foi apreendido material de campanha com ela, não foi aberto inquérito, nem feito Termo Circunstanciado. Após o depoimento, a candidata, que negou a denúncia, foi liberada. O caso foi encaminhado à Justiça Eleitoral.

Maioria dos prefeitos não se reelegeu na Região Central

– Esse pleito foi muito tranquilo por múltiplos fatores: primeiro, a falta de dinheiro, segundo à redução do tempo, e terceiro, o descrédito na política por parte dos eleitores. Enquanto a política é mais aguerrida, as pessoas participam mais. Mas agora, estão desacreditadas. Isso arrefece os ânimos. A eleição vem em altíssimo nível. Tomara que prossiga no segundo turno – avalia o juiz.

Simões Neto é o juiz que ficará responsável por avaliar a prestação de contas de todos os candidatos a prefeito e a vereadores _ os que se elegeram e os que não se elegeram. A projeção é de cerca de 300 prestações.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPelos trilhos, chegou o samba em Santa Maria https://t.co/sVGmCS0tNY https://t.co/ICHoOh2gYmhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros