Especialista avalia a votação em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Eleições 201631/10/2016 | 08h16Atualizada em 31/10/2016 | 08h16

Especialista avalia a votação em Santa Maria

Cidade teve a eleição mais disputada dos últimos 20 anos

Especialista avalia a votação em Santa Maria Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Na estreia do segundo turno, a cidade teve a eleição mais disputada dos últimos 20 anos. Por pouco mais de duas centenas de votos, o candidato tucano venceu o pleito histórico e afastou o PT de abocanhar o que seria o seu maior reduto eleitoral do Estado. As urnas indicaram a divisão do eleitorado santa-mariense em três partes: apoiadores do candidato tucano, do concorrente petista e aqueles que se recusaram a participar do pleito, seja não indo às urnas, anulando ou votando em branco.

Em apuração eletrizante e apertada, Pozzobom vence 226 votos de diferença

Segundo especialistas, há outras recados. Para o cientista político e sociólogo da Unipampa, Guilherme Holwes, o que fez Jorge Pozzobom vencer o pleito foram alguns fatores:

– Além do deputado não ter telhado de vidro, não ter envolvimento com corrupção, ser atuante na Assembleia, foi o antipetismo que o colocou lá.

Prático e acelerado, o novo prefeito é devoto dos pais e da família

Por outro lado, o fato de o candidato petista ter sido derrotado por 226 votos revela que Santa Maria foi na contramão do país. Enquanto o PT só diminuiu de tamanho no pleito municipal deste ano, localmente, teve quase metade dos votos. Isso, segundo especialistas, pelo fato de Valdeci se desvincular da sigla petista e pelo seu histórico como ex-prefeito da cidade.

– Engraçado disso tudo é que, em 20 anos, a situação se inverteu. O PT sai do status de governo para voltar, de forma quase obrigatória, a ser oposição – analisa Holwes.

Abstenção recorde, de novo

Outro número que chamou a atenção nesta etapa do pleito foi a abstenção. Subiu de 20,89%, no primeiro turno, para 22,19%, no segundo turno. A quantidade de ¿votos sem dono¿, que incluem a abstenção, brancos e nulos, também houve aumento em 2,7 mil votos, totalizando 58,3 mil. Ou seja, se tivessem participado, poderiam ter mudado o resultado do pleito. Reflexo da situação político-partidária do país e de descrença da população nos políticos que atuam no Executivo e Legislativo.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPelos trilhos, chegou o samba em Santa Maria https://t.co/sVGmCS0tNY https://t.co/ICHoOh2gYmhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros