Como a redução da taxa Selic reflete na economia de Santa Maria - Diário de Santa Maria

Economia21/10/2016 | 11h30Atualizada em 21/10/2016 | 11h30

Como a redução da taxa Selic reflete na economia de Santa Maria

Especialistas projetam um cenário local com melhoras a médio e longo prazo

Quatro anos depois do último corte no juro, o Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou as expectativas do mercado e reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, para 14% ao ano. A aposta é de que tenha iniciado agora um novo ciclo de baixa da taxa básica, na tentativa de recuperar o fôlego da atividade econômica, barateando o crédito e estimulando os investimentos no setor produtivo.

Três municípios da Região Central adotam turno único para economizar

Mas qual o reflexo local disso? Especialistas afirmam que vários setores da economia santa-mariense serão beneficiados nos próximos meses. De acordo com coordenador do curso de Ciências Econômicas da UFSM, Anderson Denardin, a redução cria um ambiente para retomar investimentos.

– Vai começar a diminuir o custo de acesso ao crédito, o custo de financiamento. De forma geral, melhora o ambiente de negócio para quem está endividado. Na medida que o juro diminui, facilita as condições de acesso ao crédito e estimula o consumo. E, quando isso se consolida, percebemos uma melhora no ambiente de negócio, aumenta a geração de emprego – comenta Denardin.

Etanol dispara e preço da gasolina reduz em apenas quatro postos de Santa Maria

Segundo o economista Alexandre Reis, os impactos locais não são para agora:

– Como estávamos com a taxa elevada há muito tempo, a expectativa agora é que estamos retomando o crescimento econômico. Há uma expectativa de novos investimentos, mas isso não vem agora, pode vir até o fim do ano ou no próximo, mais a médio e longo prazo.

Vereadores decidem seguir com investigação de denúncia contra Farret

A queda do juro traz benefícios para a economia porque diminui o estímulo em aplicações financeiras e mais dinheiro pode ser canalizado para investimento produtivo. Ou seja, pode ajudar a tirar o Brasil da recessão. Ao longo dos próximos meses, a redução do juro deve se refletir em crédito mais barato e diminuir um pouco a pressão sobre quem está endividado. 

Foto: Arte / DSM


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros