Candidatura de Jorge Pozzobom ganha apoio - Diário de Santa Maria

Eleições 201614/10/2016 | 09h30Atualizada em 14/10/2016 | 09h37

Candidatura de Jorge Pozzobom ganha apoio

Adão Lemos, do PSC, que estava na chapa que ficou em quarto lugar no pleito, anunciou que vai apoiar candidato do PSDB

Candidatura de Jorge Pozzobom ganha apoio Assessoria imprensa PSDB/Divulgação
Adão Lemos (à esq.) se somou à candidatura de Pozzobom (no centro). Alemão do Gás (PSB), no canto (à dir.), também passa a apoiar o tucano. Ao lado de Pozzobom, está o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite. Foto: Assessoria imprensa PSDB / Divulgação

A candidatura de Jorge Pozzobom (PSDB) ganha oficialmente, nesta sexta-feira, mais um apoio ao bloco tucano. Adão Lemos, do PSC, que foi vice de Jader Maretoli (SD), é o mais novo apoiador de Pozzobom. Lemos disputou, no primeiro turno, o pleito ao lado de Jader Maretoli – que no último dia 11 abriu apoio a Valdeci Oliveira (PT). Jader e Lemos ficaram em quarto lugar e, juntos, somaram 19.487 votos. A aposta dos tucanos – a exemplo dos petistas – é fazer com que essa fatia se converta em votos à chapa Pozzobom/Cechin.

Ainda nesta quinta, Pozzobom ganhou o apoio do PPS, que no primeiro turno esteve ao lado de Fabiano Pereira (PSB). Com isso, Pozzobom contabiliza a adesão de cinco partidos para a eleição do próximo dia 30. São eles: PV, PSD, PTB e PPS (todos estavam na chapa de Fabiano Pereira), além do PSC (que estava com Jader Maretoli). 

Propaganda eleitoral para o segundo turno é retomada na televisão

Lemos adiantou que estaria com Pozzobom, ainda na tarde de quarta-feira, no seu perfil pessoal no Facebook. Na manhã desta quinta, Lemos falou com o Diário:

– A minha tendência, caso tivesse segundo turno, sempre foi em direção ao PSDB, por causa da ideologia que nós defendemos. E também por questões práticas para a cidade. Eu acredito que o PSDB tem mais condições políticas de trazer mais recursos para Santa Maria, tanto em nível estadual, quanto federal, pela proximidade que tem com os governos.

Partidos intensificam apoios e arranjos às candidaturas de Valdeci e de Pozzobom em Santa Maria

Rumos opostos

Adão Lemos é pastor e policial rodoviário federal aposentado. Inicialmente, ele e Jader Maretoli, que é empresário e evangélico, chegaram a tratar sobre futuros apoios para o segundo turno e qual caminho a candidatura deles seguiria. 

Mas eles não chegaram a um entendimento e, por isso, seguiram caminhos opostos. Lemos revelou que já havia adiantado ao parceiro do primeiro turno, que apoiaria Pozzobom em uma eventual disputa em dois turnos. 

Apoio na Câmara

Também nesta quinta quem abriu apoio à candidatura de Pozzobom foi o Alemão do Gás (PSB), vereador eleito com 2.067 votos, e que estreará na Câmara a partir de 2017. 

O anúncio ocorreu no CPF Piá do Sul e contou com a participação do prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (PSDB). Os reforços foram comemorados pelo prefeiturável Pozzobom:

– A regra número um é: não negociamos nem tratamos apoio por troca de cargos. Quem acha que barganhando levará algo, está enganado. É importante receber o apoio de pessoas que acreditam no nosso projeto para mudar Santa Maria. Pessoas que se somaram ao nosso projeto sem pedir nem negociar cargos ou secretarias. Dos 21 vereadores eleitos, 11 já estão fechados conosco. Mais da metade da Câmara de Vereadores nos ajudará a governar a cidade.

Pozzobom sustenta que Lemos "terá uma participação decisiva na elaboração das ações preventivas previstas no Plano Municipal de Segurança".

Grupo de peemedebistas com Pozzobom

O PMDB, que ganhou a prefeitura de Santa Maria nos últimos dois pleitos, 2008 e 2012, e que esteve ao lado de Fabiano Pereira (PSB), na eleição do último dia 2, com a vaga de vice, agora dá sinais de ter escolhido um lado para a decisão do próximo dia 30. 

Para a inédita eleição em segundo turno, um grupo com representação e peso político importante se somou à candidatura de Jorge Pozzobom (PSDB). 

Entre os caciques peemedebistas, estão Magali Marques da Rocha, que foi vice de Fabiano, e também o vereador e presidente da sigla, Cezar Gehm. O entendimento desse grupo é um só: o PT não pode ganhar a eleição municipal. Magali, que já foi vereadora e secretária da gestão Schirmer, deixa claro a posição desse grupo:

– Apesar de o partido (PMDB) ter definido ficar neutro no segundo turno, decidi me posicionar como cidadã. Apoio e faço campanha para o Jorge (Pozzobom) porque ele tem a proposta mais adequada e porque todo o Brasil rejeitou o PT. E Santa Maria não pode querer eles (petistas) aqui.

A posição desse segmento do PMDB, contudo, não é vista com bons olhos por alguns peemedebistas históricos. Uma voz que se levanta contra a esse engajamento é o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos de Lemos, um dos nomes mais conhecidos da sigla. Lemos vê com estranhamento esse tipo de postura:

– Obviamente que todos são livres para fazer o que quiserem. Mas o que me incomoda é que as candidaturas que aí estão arrasaram com o atual governo. Eles (candidatos) falam que nada de bom foi feito em oito anos. Mas tem um candidato e um vice que, inclusive, integraram esse mesmo governo que eles atacam. 

PSDB diz não haver acordo

Entre alguns peemedebistas há uma conversa de que esse apoio se traduziria, em uma eventual vitória de Pozzobom, em uma fatia de participação na composição do governo tucano. Até mesmo é dito que alguns que hoje estão no Executivo seriam mantidos. O que é desmentido pelo presidente do PSDB local, Alexandre Lima. 

– Não há nenhum cargo garantido, nem do prefeito nem do vice (risos). Não há, em hipótese alguma, qualquer sinalização de cargo a quem quer que seja. 

Magali endossa o entendimento de Lima e conclui:

– Não estou negociando nada nem tenho pretensão política. 


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: A bordo de Fusca tricolor, gremistas de Santa Maria vão à final da Copa do Brasil: https://t.co/1t5ntOhvEp @diariosm https…há 9 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAdolescente é responsabilizada por participação em latrocínio de jovem em Santa Maria https://t.co/vdeCBqq4bX https://t.co/gsBNqEQ6VQhá 12 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros