Candidatos à prefeitura de Santa Maria respondem 20 questões sobre diferentes temas - Diário de Santa Maria

Eleições 201608/10/2016 | 09h09Atualizada em 08/10/2016 | 09h09

Candidatos à prefeitura de Santa Maria respondem 20 questões sobre diferentes temas

Questionário traz perguntas sobre 10 assuntos, entre eles transporte público, segurança e saúde

Candidatos à prefeitura de Santa Maria respondem 20 questões sobre diferentes temas Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Faltando três semanas para a eleição de segundo turno, no próximo dia 30, que definirá quem comandará Santa Maria pelos próximos quatro anos, o Diário submeteu os dois prefeituráveis Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB) a um questionários com 20 perguntas. Nelas, foram abordados, basicamente, 10 temas: água/esgoto; transporte público/mobilidade urbana; segurança; infraestrutura; desenvolvimento; Kiss; coleta de lixo; saúde; lazer/bem-estar e ainda cultura (veja as respostas no quadro abaixo).

Partido Verde anuncia quem irá apoiar para o segundo turno para a prefeitura de Santa Maria

Tanto o petista quanto o tucano fizeram ressalvas sobre o questionário. No entendimento da dupla, a margem para dizer apenas ¿sim¿ ou ¿não¿ não permitiria um detalhamento e uma justificativa para expor seus pensamentos em torno dos temas. Eles sustentaram que as opções de respostas não permitiam explicar com clareza os seus pontos de vista. Cada um pontuou até três questões que entendeu necessitar de uma explicação mais detalhada. 

Candidatos dividem a semana entre a campanha em Santa Maria e a agenda como deputados na Capital

O questionário tomou cerca de 10 minutos dos dois. Dejalma Cremonese, professor do departamento de Ciências Sociais da UFSM e doutor em Ciência Política, avalia que o questionário traz, em síntese, demandas que são pontuais e preocupam a maioria dos eleitores:

– São questões importantes e ligadas ao bem-estar da cidade e que, necessariamente, são pontos norteadores para um político que quer ter uma conduta política eficiente e eficaz na prefeitura. Mas é bom atentar que, o contexto econômico, fará com que o novo prefeito não consiga ir muito além do básico.

Semelhanças

Das 20 perguntas, Valdeci e Pozzobom apresentaram a mesma resposta em 16 questões – entre o ¿sim¿ e o ¿não¿.

PSD define quem irá apoiar no 2º turno para a prefeitura de Santa Maria


Contudo, em duas questões, há um entendimento bem claro e diferenciado. A primeira delas trata do passe livre – que vigorou na gestão do petista – e, agora, o próprio Valdeci Oliveira afirma que, por haver uma judicialização do tema, é preciso avaliar ¿de forma responsável¿. Já Pozzobom, quando questionado sobre a pauta, deu um convicto ¿não¿.

PSB lança nota sobre apoio ao segundo turno à prefeitura de Santa Maria

Outro assunto em que eles divergem é quanto à diminuição de secretarias e de CCs (cargos em comissão). Valdeci justifica ao dizer que não reduzirá, já que ele criará, se eleito, duas secretarias, a de Captação de Recursos e a de Segurança Pública. Já Pozzobom afirmou que promoverá extinção de pastas e que centralizará esses recursos em outras áreas.

Candidatos reclamam do formato do questionário 

A limitação que o questionário trouxe, com respostas ¿sim¿ e ¿não¿, incomodou os prefeituráveis. Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobom responderam às 20 questões acompanhados de assessores. A dupla os fitava e pedia ¿tempo¿ para voltar à determinada questão.

Pozzobom e Valdeci trocam farpas e críticas durante entrevista

O comportamento tem uma explicação, como pontua o cientista político da UFSM Dejalma Cremonese:

– O político traz isso consigo. Vale aquele entendimento: o que é bom, a gente fala e divulga. Mas, quando o tema é polêmico, não é bom arriscar e se posicionar. É o medo de perder o voto e, quando o político se posiciona, há o risco de desagradar certos setores. Ainda mais em época de eleição. E esse tipo de postura, aí, é recorrente independentemente de ser desse ou daquele partido.

Coligações e loteamento

Valdeci e Pozzobom estão na mesma barca em outra demanda: a articulação de alianças para o pleito do dia 30. A dupla se articula para buscar o apoio de partidos e dos candidatos derrotados na eleição do último dia 2.

Marcelo Bisogno e Jader Maretoli devem apoiar o mesmo candidato no segundo turno em Santa Maria

As tratativas, invariavelmente, apontam para costuras e acordos, o que, futuramente, exigirá concessões por parte do eleito, pontua Cremonese:

– Tem gente, que é a maioria, que vive da política. Já outros, e bem poucos, vivem para a política. E, quanto maior o apoio, maior o comprometimento e o loteamento da máquina pública.

Conheça quem são os 10 estreantes na Câmara de Vereadores de Santa Maria

O cientista político ressalva que, em época de crise, ¿o prefeito deve ser um gestor que trabalhe para otimizar recursos e não para inchar a máquina pública¿.

Foto: Arte / DSM


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: A bordo de Fusca tricolor, gremistas de Santa Maria vão à final da Copa do Brasil: https://t.co/1t5ntOhvEp @diariosm https…há 9 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAdolescente é responsabilizada por participação em latrocínio de jovem em Santa Maria https://t.co/vdeCBqq4bX https://t.co/gsBNqEQ6VQhá 12 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros