Calmaria na estreia do segundo turno em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Eleições 201630/10/2016 | 22h32

Calmaria na estreia do segundo turno em Santa Maria

Passeios em família e com amigos em ruas vazias e limpas marcaram o domingo de votação em Santa Maria

Calmaria na estreia do segundo turno em Santa Maria Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

O primeiro segundo turno da história de Santa Maria foi de céu azul, sol e serenidade. Ao menos, até que o nome do novo prefeito fosse divulgado (leia mais na página ao lado). No Calçadão e na Praça Saldanha Marinho, a cena era atípica. Finalmente, o pequeno Matheus, de apenas sete meses, conseguiu passear, depois de uma comemorada soneca. É que ele é morador das redondezas, onde, nos últimos dias e, principalmente no sábado, era impossível circular sem a presença de bandeiras, gritos, buzinas, adesivos, panfletos e muito fervor.

 – Ele está adorando. E eu, também – disse o pai de Matheus, o administrador Ricardo Balk, 38 anos. A poucos passos de Matheus e Ricardo, estava a família Guterres, de Barros Cassal, que tirou o domingo para visitar parentes no Coração do Rio Grande. Pai, mãe e um casal de filhos aproveitaram o calor para tomar sorvete em meio à calmaria do Calçadão.

Em apuração apertada, Pozzobom vence com 226 votos de diferença

– Nem dá para perceber que é dia de eleição – comentou o comerciante Sandro Guterres, 36 anos. O Largo da Locomotiva, na Avenida Presidente Vargas, que horas mais tarde foi tomada por apoiadores de Jorge Pozzobom (PSDB), serviu de palco para famílias, brincadeiras, cães e o tradicional chimarrão. Mas a ausência do agito de outros domingos de eleição também foi sentida.
– Já foi melhor. Lembro das ruas movimentadas de pessoas. 

Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Acho que é porque ninguém tinha carro. Hoje, vemos mais carros do que pessoas – comentou uma saudosa Ivanisa da Silva, 70 anos, enquanto retornava da sua seção de votação, no Colégio Fátima. O que também chamou a atenção dos eleitores de todas as regiões foi a limpeza das ruas. 

Prático e acelerado, o novo prefeito é devoto dos pais e da família

Diferentemente de outros anos e até do primeiro turno, quando houve casos de santinhos espalhados em vias próximas aos locais de votação, desta vez, não houve relatos de sujeira. A tranquilidade durante a votação de ontem foi tema da análise do responsável pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na cidade, Vinícius Teixeira. Segundo ele, foi a eleição "mais calma" na qual já trabalhou no município. 

 – Não tem os vereadores e o financiamento de campanha está mais reduzido – ponderou. Em comum entre todos os entrevistados pela reportagem, a vontade é de viver muitos outros domingos de eleição, em uma cidade melhor.  

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPelos trilhos, chegou o samba em Santa Maria https://t.co/sVGmCS0tNY https://t.co/ICHoOh2gYmhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros