Ato contra a PEC do Teto reúne manifestantes em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Polêmica25/10/2016 | 20h00

Ato contra a PEC do Teto reúne manifestantes em Santa Maria

PEC 241 estabelece limite para gastos públicos pelos próximos 20 anos e deve reajustar investimentos em saúde e educação  

Ato contra a PEC do Teto reúne manifestantes em Santa Maria Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

No final da tarde desta terça-feira, diferentes categorias participaram de ¿Ato em defesa da saúde, educação e previdência: nenhum direito a menos¿, que começou na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, e seguiu por algumas ruas do Centro da cidade. 

Leia mais sobre Geral e Polícia
AO VIVO: Câmara discute a PEC do Teto

Na pauta, que faz parte de mobilização nacional, está a contrariedade à PEC 241 (PEC do Teto), proposta do governo Temer que estabelece limite para gastos públicos pelos próximos 20 anos e deve reajustar investimentos em saúde e educação, a MP 746, que trata da reforma do Ensino Médio, o PLP 257/16, projeto de lei conhecido como "Escola Sem Partido". entre outras reivindicações. Mais de mil pessoas, segundo os organizadores, participaram da manifestação. O grupo distribuiu panfletos e entoou cânticos, além de bloquear parcialmente o trânsito.  

– Essa PEC vai tirar investimentos da educação e da saúde por 20 anos. Vai fazer o trabalhador perder os seus direitos. É um ato para chamar a atenção da população – disse a diretora do 2º Núcleo do Cpers/Sindicato, Sandra Regio. 

Entre os presentes no ato estavam estudantes, funcionários e professores do Instituto Federal Farroupilha (IFF), órgão que tem mobilizações estudantis com ocupações em oito das 11 instituições do Estado. 

– Estamos em um processo de mobilização desde 29 de setembro, reunindo servidores e estudantes, para nos colocarmos contrários à aprovação dessa PEC. Entendemos que alguns serviços públicos são dever do Estado e direito da população, entre eles a educação, a saúde e a assistência social. A PEC, se aprovada, vai trazer implicações sérias, porque ela limita os financiamentos públicos para os próximos 20 anos – teme a reitora do IFF, Carla Jardim. 

Participaram da manifestação: Sedufsm, Assufsm, Atens/UFSM, Sinprosm, Ugeirm, Sintergs, Sindicaixa, Sinasefe (Santa Maria e São Vicente do Sul), IF Farroupilha (Júlio de Castilhos), Cpers, DAO/UFSM, Alicerce, DACS/UFSM, Práxis Coletivo de Educação Popular, Juventude do PT, Frente Brasil Popular, Frente de Luta `Autonomia e Resistência¿ e Conselho Municipal de Saúde.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMComeça neste sábado a última edição do Pátio Rural https://t.co/b5bMVDdIk2 https://t.co/ehS8b5isUehá 6 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMComportamentos dos cachorros que devem ser controlados para evitar acidentes https://t.co/FrUtvYUDPH https://t.co/AuxNEwk50hhá 36 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros