O impacto da denúncia contra Lula para Santa Maria - Diário de Santa Maria

Lava Jato15/09/2016 | 09h12Atualizada em 15/09/2016 | 09h11

O impacto da denúncia contra Lula para Santa Maria

Especialistas avaliam que deve haver algum impacto, em menor ou maior grau, nas eleições deste ano

O impacto da denúncia contra Lula para Santa Maria GERALDO BUBNIAK/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: GERALDO BUBNIAK / ESTADÃO CONTEÚDO

As denúncias contra o homem que é o maior símbolo do PT, o ex-presidente Lula, foram recebidas com um misto de desconfiança e de apoio por especialistas em direito e cientistas políticos ouvidos pelo Diário. A única unanimidade é que deve haver algum impacto, em menor ou maior grau, nas eleições municipais, não apenas em Santa Maria, mas no país todo.

– O MP trabalha com uma orientação política evidente. A velocidade com que está sendo conduzida a investigação é nitidamente para interferir no pleito municipal porque grandes cidades têm partidos de esquerda liderando. Causará um alvoroço na disputa e mal-estar entre quem tem apoio do ex e do atual governo – avalia o cientista político e professor da Unipampa, Guilherme Howes. 

– Os tempos da política e os tempos do Poder Judiciário e do MP são diferentes. O Poder Judiciário tem diferentes ritos para processos com réu preso ou não. O que aconteceu hoje (ontem) fez parte do fluxo natural do trabalho do MP, após as delações e provas. Obedece às regras e cumpre os prazos. O MP não pode retardar uma providência porque é período eleitoral. Não acredito em teoria da conspiração – diz o advogado especialista em direito eleitoral, Antônio Augusto Mayer dos Santos.

Lava-Jato denuncia Lula e outras sete pessoas

Para o cientista político e professor da UFSM Dejalma Cremonese, a dimensão da Lava-Jato é muito interessante dentro da dinâmica da política brasileira, pois pressupõe uma certa autonomia de poderes que não existia até certo tempo atrás: 

– É um grande avanço essas instituições agindo de forma autônoma. Independente de partido, temos de passar a limpo a transparência e a corrupção. Se for o Lula, se tiver culpa, que seja punido.  

Leia, na íntegra, o texto da denúncia

Para o cientista político da UnB, David Fleischer, a preocupação do PT é com as eleições municipais, e o saldo ao partido não será positivo: 

– O PT irá amargar, sem dúvida alguma, de norte a sul do país, uma queda expressiva. Os cientistas são unânimes em dizer que não é apenas a sigla petista que sai desgastada.

Outras siglas tradicionais, com problemas de gestão ou nomes envolvidos em escândalos, como o PMDB e o PSDB, também não são bem vistas pelos eleitores.

– Pode afetar as pretensões de candidatos locais, mas não vejo tanta desvantagem. Quem não está aliado ao Lula, já foi ou está aliado junto ao governo do Estado, que tem uma péssima gestão. Há outros partidos que estão bem desgastados na Lava-Jato.  Na verdade, não há isenção. Até ontem, os partidos estavam ligados. Vamos acompanhar um pouco mais, ver as reações locais, principalmente, nas redes sociais – diz Cremonese.

Repercussão local

O prefeito, José Haidar Farret (ex-PP, atualmente sem partido),  acredita que Lula tenha o direito de ter uma defesa analisada em profundidade. Sobre os impactos nas eleições municipais, avalia que são relativos: 

– Nas eleições municipais mais influem os fatores individuais e locais. Porém, esse tipo de coisa (a denúncia contra Lula) sempre atinge e pode, sim, ter um impacto.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMBrigada Militar apreende 300 kg de carne em São Francisco de Assis https://t.co/3KxriyfNP6 https://t.co/BUrKqydgcphá 10 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMPF instaura inquérito civil para investigar causas do acidente com avião da Chapecoense https://t.co/HWtEbVVBgw https://t.co/3cwYP3wtHYhá 12 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros