Ferramenta do eSocial ensina a calcular valor da rescisão - Diário de Santa Maria

Empregados domésticos23/09/2016 | 14h30Atualizada em 23/09/2016 | 14h30

Ferramenta do eSocial ensina a calcular valor da rescisão

Aviso-prévio indenizado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado, salário-família, saldo do salário do mês. Tudo isso precisa ser contabilizado para ser pago no momento da rescisão do contrato de trabalho. Uma nova ferramenta, disponível no site eSocial (esocial.gov.br), sistema unificado de envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados domésticos, facilita este serviço.

Retirada de disciplinas e alterações no currículo escolar devem gerar mudanças na estrutura das escolas

O empregador precisa informar a data e o motivo da rescisão e se é devido aviso-prévio indenizado. A partir dessas informações, o sistema efetua os cálculos de todos os valores devidos conforme o salário contratual do empregado. A ferramenta facilita os procedimentos de geração do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT) pois, nas situações em que o empregado doméstico não tem direito a férias indenizadas e recebe apenas salário fixo, ele não irá precisar realizar quaisquer cálculos rescisórios. O TRCT é necessário para solicitar o seguro-desemprego e o FGTS.

"Ela foi ajudar a amiga e não voltou", lamenta mãe de jovem de Santiago assassinada em Santo Ângelo

O Simples Doméstico reúne em uma única guia as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser recolhidas. Para a emissão da guia unificada, o empregador deve acessar a página do eSocial na internet. Se o eSocial não for recolhido no prazo, o empregador paga multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% do total.

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMBM encontra mais de 100 pedras de crack em casa na região norte de Santa Maria https://t.co/UobjAdgC95 https://t.co/iN1DGptmcYhá 2 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAcidente deixa uma motorista morta na ERS-342 em Cruz Alta https://t.co/lVJnmkEgNW https://t.co/JxiB5vzdwUhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros