Farret terá encontro com direção da Corsan para debater futuro do serviço no município  - Diário de Santa Maria

Água e esgoto09/09/2016 | 06h14Atualizada em 09/09/2016 | 06h14

Farret terá encontro com direção da Corsan para debater futuro do serviço no município 

Prefeitura não descarta municipalizar os serviços prestados pela companhia 

Farret terá encontro com direção da Corsan para debater futuro do serviço no município  Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

A questão da municipalização dos serviços de abastecimento de água e do tratamento do esgoto sanitário de Santa Maria, bandeira levantada pelo ex-prefeito Cezar Schirmer (PMDB), agora recai sobre os ombros do sucessor José Haidar Farret (sem partido). 

Farret que assumiu oficialmente, nesta quinta-feira, como prefeito, adota o tom de cautela quando abordado sobre o assunto:

– Ainda não tomei nenhuma decisão nem por municipalizar nem por qualquer outra definição. Quero ouvir a todos neste momento. Vou agir com muita serenidade e com transparência.

Ainda no final de agosto, o então prefeito Schirmer reiterou o entendimento quanto à municipalização desses serviços. Ele, inclusive, sugeriu a criação de uma empresa pública para tratar do saneamento

O peemedebista apresentou, à época, o engenheiro civil Luiz Fernando Pacheco, ex-presidente da Câmara de Comércio de Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e também do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), como secretário de governo para tratar do tema. 

Caberá a Pacheco dar um desfecho ou, ao menos, um encaminhamento, em um curto período de tempo, em torno do tema.Pacheco deve ser empossado na função na próxima segunda-feira. Ele acompanha esse tema desde o ano passado, quando, Schirmer criou uma comissão para apontar sugestões em torno do caso.

Para que ocorra, de fato, a municipalização, o Executivo deve encaminhar ao Legislativo, até o fim deste mês, um projeto que prevê a criação de uma empresa pública. Para virar realidade, a proposta deve ser aprovada pelos vereadores.

Compromisso

Na próxima segunda-feira, Farret terá uma reunião, às 11h, com a procuradoria jurídica do município e com os titulares das pastas da Finanças e de Desenvolvimento Institucional. A direção estadual da Corsan também se fará presente. 

Definição sobre a gestão da água em Santa Maria está a caminho

Prefeitura de Santa Maria deve municipalizar serviço de água e esgoto

 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMBM encontra mais de 100 pedras de crack em casa na região norte de Santa Maria https://t.co/UobjAdgC95 https://t.co/iN1DGptmcYhá 5 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAcidente deixa uma motorista morta na ERS-342 em Cruz Alta https://t.co/lVJnmkEgNW https://t.co/JxiB5vzdwUhá 7 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros