Evento do Simers reuniu os oito prefeituráveis para discutir as prioridades da saúde - Diário de Santa Maria

Eleições 201609/09/2016 | 20h12Atualizada em 09/09/2016 | 20h13

Evento do Simers reuniu os oito prefeituráveis para discutir as prioridades da saúde

Atividade ocorreu na sexta-feira, no Park Hotel Morotin

Evento do Simers reuniu os oito prefeituráveis para discutir as prioridades da saúde Pâmela Rubin Matge / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Pâmela Rubin Matge / Agência RBS / Agência RBS
Pâmela Rubin Matge
Pâmela Rubin Matge

pamela.matge@diariosm.com.br

Os oitos candidatos a prefeito de Santa Maria foram questionados sobre suas propostas para a área da saúde em um encontro organizado pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers), na sexta-feira, no Park Hotel Morotin.

A entidade realizou, por meio de uma plataforma digital a pesquisa, chamada de Campanha Desejos para Saúde. Santa Maria foi a segunda cidade do Estado com maior participação, registrando cerca de 14.300 votos. Entre as prioridades elencadas para a área, as três principais foram: valorização dos profissionais de saúde pública, com 33,45%; melhores condições de trabalho para os profissionais do SUS, com 10,5% e melhor infraestrutura na saúde pública, com 10,21%.

O encontro foi organizado com três rodadas de perguntas – a primeira, comum a todos e as outras duas, sorteadas –, mais um espaço para as considerações finais de cada candidato.No primeiro momento do encontro, cada candidato teve dois minutos para apresentar quais são as expectativas que profissionais da saúde podem ter em relação à valorização profissional dos médicos.

As demais perguntas, com um minuto e meio de respostas, pautaram temas como agilidade nos exames, número de leitos, modelos para atendimentos em saúde mental, modelos de contratação, segurança no entorno das unidades de saúde, ambulancioterapias, aquisição de profissionais especialistas, entre outros.

Segundo a vice-presidente do Simers, Maria Rita de Assis Brasil, ficou evidente a necessidade do reconhecimento da classe médica através do serviço público bem como grandes responsabilidades para a próxima gestão:– Chamou a atenção o preparo de todos os candidatos para a pauta. E essa é uma contribuição que o sindicato faz, até porque, muitos têm pouco tempo na televisão. Aqui, foi possível uma reflexão e um tensionamento sobre a questão da saúde.

Foto: Arte DSM
 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMHusm e Hospital de Caridade são condenados por negligência https://t.co/8jThoUgtXX https://t.co/yIPd653L91há 4 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSete dos oito prefeituráveis assinam compromisso junto à Comissão de Combate à Corrupção https://t.co/yhlFe2ad2R https://t.co/MaefbrF1Cbhá 4 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros