Eleições e cidadania viram tema de aula em Santa Maria  - Diário de Santa Maria

Diário nos Bairros/Eleições 201623/09/2016 | 10h39Atualizada em 23/09/2016 | 10h40

Eleições e cidadania viram tema de aula em Santa Maria 

Alunos do Ensino Fundamental de duas escolas da rede estadual utilizaram projeto do Diário nas aulas

Eleições e cidadania viram tema de aula em Santa Maria  Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS
Diário de Santa Maria
Diário de Santa Maria

As eleições municipais agitam a cidade de quatro em quatro anos, mobilizam partidos, movimentam candidatos e interferem na vida dos eleitores. Mais do que isso, no período eleitoral, o pleito também ganha espaço na sala de aula. Isso porque mais do que o ato físico que envolve o eleitor, de ir à urna para eleger prefeito e vereador, o voto é uma ação de cidadania.

E foi para levar essa discussão à sala de aula que o professor de História Lucio Ramos utilizou a série de reportagens Diário nos Bairros/Eleições 2016, publicada pelo Diário, de 6 de junho a 15 de agosto.

Os 41 bairros de Santa Maria elegem suas prioridades

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

A convite do professor, a repórter Lizie Antonello participou de uma conversa com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escola estaduais João Link Sobrinho, no bairro Itararé, e Dr. Paulo Lauda, no bairro Tancredo Neves. No bate-papo, a gurizada conheceu em detalhes como foi a produção e a apuração da série de reportagens e pode perguntas sobre o projeto.

Leia todas as matérias da série Diário nos Bairros/Eleições 2016

– A intenção foi despertar neles a participação, a cidadania. E o trabalho do Diário veio bem ao encontro disso porque mostrou a realidade de cada bairro, algo que ele convivem onde moram. A ideia é despertar o interesse na política, nas eleições, porque daqui uns anos eles estarão votando e escolhendo (os governantes). É importante que esse trabalho comece na escola – disse o professor.

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMinistério Público de Contas sugere devolução de R$ 672 mil da obra da Câmara https://t.co/smytRLhrdb https://t.co/QzhTHJWf03há 19 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMFamílias atingidas pela tempestade poderão sacar até R$ 6 mil do FGTS https://t.co/2gJcob8x7X https://t.co/rTSqTqg30ehá 20 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros