Debate entre prefeituráveis de Santa Maria na Unifra não teve embate - Diário de Santa Maria

Eleições 201628/09/2016 | 16h17Atualizada em 28/09/2016 | 17h08

Debate entre prefeituráveis de Santa Maria na Unifra não teve embate

O último encontro dos oito candidatos teve clima tranquilo

Debate entre prefeituráveis de Santa Maria na Unifra não teve embate Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

O tom sossegado predominou no último evento que reuniu em um mesmo ambiente de discussões as oito candidaturas que disputam a prefeitura de Santa Maria. O debate realizado pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra) foi gravado na noite da última terça-feira no estúdio da TV Unifra e começará a ser exibido às 22h desta quarta, no canal 15 da NET com reprises a cada quatro horas. A ideia é manter o programa no ar até o final desta quinta, quando encerra o período de propaganda eleitoral.

Perfil do eleitor em nada se parece com o dos candidatos em Santa Maria

Somente um concorrente, Valdeci Oliveira (PT), não esteve e foi representado pela vice, Helen Cabral do mesmo partido. O motivo é que o candidato estaria sem voz e se poupando para o debate ao vivo da RBS TV, que ocorre na noite desta quinta-feira.

Papel do cabo eleitoral ganha evidência nas eleições de 2016

Um a um, acompanhados de seus assessores, os concorrentes chegaram ao estúdio. Nos cumprimentos, a cordialidade que também pode ser percebida nos três intervalos durante a gravação. Além de falar com os assistentes, alguns prefeituráveis conversavam uns com os outros em clima de tranquilidade.

As propostas dos candidatos com relação às prioridades de Santa Maria

O primeiro bloco começou com 10 minutos de atraso e foi de apresentações, depois, seguiram perguntas de um concorrente para outro. O primeiro, escolhido em sorteio, convidava outro para responder. Esse último seguia perguntando, e, assim, sucessivamente, até que o primeiro a perguntar fosse o último a responder. Isso ocorreu também no terceiro bloco. No segundo, os prefeituráveis responderam ou diversaram sobre perguntas feitas por estudantes de jornalismo. O quarto, e último, foi destinado a considerações finais, com um minuto para cada candidato. Ao todo, foram cerca de duas horas.

Oito candidatos a vice apresentam suas trajetórias

Os dois blocos em que foram feitas perguntas entre os candidatos foi marcado diversas críticas, protagonizadas, principalmente, por Helen Cabral e pelos candidatos Alcir Martins (PSol) e Paulo Weller (PSTU) a Fabiano Pereira (PSB) e Jorge Pozzobom (PSDB). Os apontamentos se referiram ao fato de os dois serem ou terem sido parte do atual governo e à viabilidade ou não de concretizarem promessas que têm feito em campanha.

Justiça Eleitoral de Santa Maria divulga seções eleitorais que mudaram de local

De forma geral, tirando uma ou outra alfinetadas, os alvos optaram por não acirrar a discussão e se voltaram a apresentar suas propostas de governo.

Os candidatos elogiaram a iniciativa da Unifra e, um deles, Paulo Weller, criticou duramente o fato de a RBS TV não convidar os partidos menores para participar do debate ao vivo desta noite. A emissora se baseia na Lei Eleitoral que faculta o convite a candidatos de partidos com representação inferior a nove deputados na Câmara Federal. No caso de Santa Maria, por este motivo, os candidatos do PSol, PSTU e PPL não participarão.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 11 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 11 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros